27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Ambientalistas já resgataram seis pinguins no litoral capixaba só em julho

Dos seis pinguins-de-Magalhães resgatados, cinco ainda estão em tratamento no Ipram-ES e um não resistiu

Por Rafael Goulart

Com o inverno no hemisfério sul, diversas espécies marinhas que vivem mais próximas da Antártida, entre aves, mamíferos e peixes, migram para águas mais quentes, na faixa entre o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador.

- Continua após a publicidade -

Por isso, nesta época é comum o avistamento em praias capixabas de baleias jubartes – que saem do Oceano Glacial Antártico para se reproduzir em águas mais calmas – e também de pinguins – que saem da Patagônia Argentina atrás de cardumes em migração.

Só no mês de julho, ambientalistas do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Aves Marinhas (Ipram-ES) já encontraram seis pinguins-de-Magalhães com vida em praias do Espírito Santo.

O primeiro apareceu no dia 11, na Praia da Costa, em Vila Velha. Também foram encontrados espécimes em Anchieta, Guarapari, Aracruz e Linhares (em Regência). Cinco desses animais estão em tratamento e um não resistiu. 

Acontece que esses animais quando encalham nas praias já estão muito debilitados pela longa jornada.

Para explicar melhor como os pinguins-de-Magalhães chegam ao litoral do Espírito Santo, o veterinário de aves e presidente do Ipram, Luis Felipe Mayorga, escreveu o livro “A viagem do Pinguim”.

A obra é protagonizada por Pablo, um pinguim que foi resgatado por ambientalistas capixabas, que prestaram atendimento veterinário, fizeram a reabilitação e devolveram-no à natureza.

A narrativa mistura ficção com fatos reais e, outros, cotidianos – como o assédio de humanos a pinguins encalhados – para contar a história de Pablo desde seu nascimento – na Patagônia Argentina – até se juntar a um grupo de caçada e se perder durante uma perseguição a um cardume de anchovas.

Prefácio

Luis Felipe Mayorga e sua obra "A Viagem do Pinguim"
Luis Felipe Mayorga e sua obra “A Viagem do Pinguim”.

“Acompanharemos a história de Pablo, o pinguim, desde o seu nascimento em uma colônia na Argentina até a sua adesão a um grupo de caçada, quando irá adquirir experiência nos numerosos perigos do mar. Após várias milhas percorridas e muitas baixas em sua equipe, Pablo e o seu capitão encalham e aguardam pela morte em uma linda noite na praia, quando recebem o conselho de uma tartaruga: aguardar o resgate dos se res humanos ao amanhecer.

Fracas e exaustas, as duas aves não possuem muita escolha, sendo um verdadeiro desafio sobreviver ao assédio dos banhistas no dia seguinte. Após serem resgatados por um biólogo e transferidos a um centro de reabilitação, Pablo encontra outros pinguins e faz novas amizades; vivencia algumas situações estranhas sem saber que são para o seu próprio bem, e acaba sendo incluído em um novo rupo de pinguins reabilitados; um bando que será devolvido à natureza para começar toda a aventura novamente.”

O livro pode ser comprado no site da Editora Caravana ou no link direto aqui.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA