22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Algodão do Brasil prestes a ultrapassar o americano pela primeira vez

País deve se tornar o maior exportador e terceiro maior produtor do mundo.

Por Gustavo Costa

Cada vez mais o Brasil deixa de ser o país que ficava no encalço dos EUA, visto pelo retrovisor na corrida pela liderança de diversos mercados. A exemplo do que aconteceu com milho e soja, agora é o algodão brasileiro que deve concretizar em breve a supremacia não apenas na produção quanto exportação do produto.

- Continua após a publicidade -

Na parte da produção, a safra 2023/24 já é projetada em uma colheita de 3,2 milhões de toneladas contra 2,8 milhões de toneladas dos americanos, segundo a estimativa do próprio Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Com isso, o Brasil se posicionaria como o terceiro maior produtor no mundo, atrás apenas de China e Índia. Se confirmada a projeção, o número representará um crescimento de 25% sobre a produção obtida na safra anterior.

Já na parte de exportação de algodão, EUA e Brasil disputam de forma acirrada a liderança. E ao que tudo indica o Brasil deverá assumir o primeiro posto em poucos anos. O USDA revisou para baixo sua projeção de exportações do produto e ao mesmo tempo estimou que as vendas de algodão do Brasil devem subir. Por conta de condições climáticas desfavoráveis, enquanto as exportações americanas devem ficar em 12,3 milhões de fardos, a brasileira já é 11,8 milhões de fardos e subindo. Segundo o USDA, a tendência é que o Brasil se isole na liderança nos próximos anos.  

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA