22.9 C
Vitória
terça-feira, 7 maio, 2024

Alexandre de Moraes abre apuração contra senador Marcos do Val

No inquérito, o Ministro também determina que empresas de jornalismo e a Meta enviem, na íntegra, as declarações do senador

Por Regina Trindade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, abriu inquérito para apurar a conduta do senador capixaba Marcos do Val (Podemos-ES) após o parlamentar apresentar quatro versões diferentes para a mesma história, todas antagônicas, envolvendo a articulação de um suposto golpe de Estado. O documento foi enviado para a reportagem da CNN Brasil.

- Continua após a publicidade -

O senador se contradisse em várias afirmações à imprensa e também em suas redes sociais, e tentou costurar diferentes versões de uma operação com o objetivo de gravar, de forma ilegal, o ministro Alexandre de Moraes para coletar provas que porventura pudessem acusar o magistrado de predileção ao então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O plano seria desmoralizar o juiz, evitar a posse de Lula e garantir a manutenção de Jair Bolsonaro como chefe do Executivo nacional. 

Em uma live feita pelo senador na manhã desta sexta-feira (03), o próprio Marcos do Val afirmou que deu informações diferentes para “cada emissora” de propósito, para ludibriar a imprensa brasileira.

Marcos do Val diz que não mudou de discurso, mas que confundiu a imprensa de propósito

“O que me impressiona é ver vocês validando essas informações da imprensa marrom. Quem trabalha no setor de inteligência sabe que a gente não faz um histórico de começo, meio e fim. Nós soltamos informações, em cada emissora de uma forma, para ludibriar o inimigo”, disse o senador nesta manhã.

O inquérito vai apurar condutas de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo. O despacho de Moraes ainda determina que a revista Veja, a CNN e a Globo News enviem áudios e documentos na íntegra, em até cinco dias, que registraram  todas as declarações de Do Val. Moraes também determinou que a empresa Meta, detentora do Facebook e do Instagram, encaminhe o teor inteiro das lives feitas pelo senador em relação ao assunto. 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA