22.1 C
Vitória
quarta-feira, 22 maio, 2024

Alckmin assina resolução da ZPE de Aracruz

Cumprindo agenda no ES, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, confirmou a criação da primeira ZPE privada do país

Por Redação

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), cumpriu agenda oficial no Espírito Santo durante a quinta-feira (27). Após participar de um evento na Capital, Alckmin assinou a resolução que aprova a criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz.

- Continua após a publicidade -

A gestão do polo industrial será de responsabilidade do Grupo Imetame e uma multinacional canadense já demonstrou interesse em se instalar no local. Alckmin esteve ao lado do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), durante a assinatura do termo e destacou o potencial econômico do estado capixaba.

“Tivemos uma reunião com o Governador Casagrande e me chama atenção a criação do Fundo Soberano. Falamos de rodovias, portos, ferrovias e aeroportos. Participamos da primeira exportação de lítio zero do Brasil no Porto de Vitória. Por fim, assinamos a primeira ZPE privada do Brasil que ficará em Aracruz. Terá um grande local para instalação de empresas, geração de emprego, renda, agregar valor às mercadorias e teremos muitos produtos sendo exportados pela ZPE”, afirmou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento.

Casagrande também destacou a importância da ZPE para o estado e reforçou o diálogo com o Governo Federal como primordial para o crescimento do Espírito Santo.

Casagrande: “Não existe país soberano sem uma indústria forte" - Foto: Hélio Filho/Secom
Casagrande: “Não existe país soberano sem uma indústria forte” – Foto: Hélio Filho/Secom

“Não existe país soberano sem uma indústria forte. Estamos animados com o Governo Federal e acredito que podemos ter estabilidade política e fiscal no Brasil. Tratamos ainda de pautas importantes para o Espírito Santo que são as rodovias, portos, aeroportos e ferrovias. Nosso Estado tem vocação logística e para o comércio exterior. A ZPE é importante, pois é investimento na veia para potencializar a indústria e o comércio internacional”, disse.

O vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), também esteve presente em parte da agenda de Alckmin. Ferraço pontuou as potencialidades capixabas para o crescimento não somente do estado, mas também do país.

“Consolidamos nesta quinta-feira mais um equipamento efetivo com capacidade de transformação. Agradecemos ao Governo Federal, ao ministro Alckmin pela sensibilidade e apoio durante todo o processo. O Espírito Santo enfrenta um desafio por conta da reforma tributária e uma ZPE significa um polo industrial endereçado ao comércio exterior, que desde sempre é a vocação do nosso Estado. O início das operações do complexo vai atrair empresas, motivar empreendedores e reforçar a força capixaba de gerar divisas”, celebrou o vice-governador que também ocupa o cargo de secretário de Desenvolvimento.

ZPE Aracruz

Alckmin assina resolução da ZPE de Aracruz
Alckmin assina resolução da ZPE de Aracruz – Foto: Hélio Filho/Secom

A gestão da ZPE de Aracruz é de competência do Grupo Imetame, que deve garantir a infraestrutura necessária para sua operação, bem como selecionar as indústrias a serem instaladas na região. O polo será instalado, inicialmente, em uma área de 500 mil metros quadrados e com possibilidade de ampliação para até 5 milhões de metros quadrados.

A ZPE vai contar com grande potencial em infraestrutura portuária, próxima ao Portocel, Vports (antiga Codesa) e ao Porto da Imetame, que está em construção. Empresas interessadas em fazer parte da ZPE terão isenção tributária, o que será um estímulo para a atração de investimentos e para a geração de emprego e renda.

“Estamos otimistas e confiantes de que a ZPE vai alavancar não somente a competitividade, mas também a geração de emprego, renda e oportunidades para nosso povo, além de fortalecer o complexo portuário. Posso dizer que este é um marco histórico para todos nós, por isso, agradeço à Imetame por conduzir o projeto, e à Câmara Municipal de Aracruz, o Governo do Estado e Governo Federal pelas parcerias e esforços para tornar a ZPE uma realidade”, disse o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho.

Com a instalação da Zona de Processamento de Exportação, o processo de exportação e importação será mais simples, mais ágil e mais acessível para as empresas instaladas no polo. Terão isenção de impostos de importação e exportação, tornando as empresas e empreendedores do Estado mais competitivos no comércio exterior.

Além disso, empresas de pequeno, médio e grande portes, de diversos setores, poderão atuar na ZPE, com ampla possibilidade de produtos voltados ao mercado internacional.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA