23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Agência de classificação de risco eleva previsão para o Banestes

Fitch Ratings elevou a perspectiva da nota de rating nacional a longo prazo do Banestes de A+(bra), perspectiva negativa, para A+(bra), perspectiva estável

por Samantha Dias

A agência de classificação de risco Fitch Ratings avaliou os impactos da pandemia do novo Coronavírus no modelo de negócios e no perfil financeiro do Banestes e avaliou que foram menores do que os esperados, principalmente nos indicadores de qualidade de crédito e lucratividade.

- Continua após a publicidade -

Por isso, a agência elevou a perspectiva da nota de rating nacional – classificação de risco – a longo prazo do Banestes de A+(bra), perspectiva negativa, para A+(bra), perspectiva estável.

O relatório da Fitch destaca a estabilidade dos indicadores do Banestes nos últimos anos e os padrões de subscrição, que estão alinhados às práticas dos principais bancos nacionais. Em junho deste ano, por exemplo, a carteira do banco era composta por empréstimos a pessoas físicas (63,5%) e jurídicas (36,5%), apresentando perfil pulverizado, com os vinte maiores tomadores representando menos de 4% do total de créditos.

Segundo o relatório, a qualidade dos ativos do Banestes é adequada e o índice de créditos em atraso há mais de 90 dias se mantém controlado. A Fitch estima que, embora possa haver aumento nas despesas de provisão para os próximos períodos, a rentabilidade do banco deve se manter adequada, impactada positivamente pelo aumento da atividade econômica com o avanço da vacinação, o que também deve melhorar as receitas de serviços do banco.

Ainda de acordo com o relatório, a estrutura de captação do Banestes é estável e diversificada. As principais fontes de financiamento do banco provêm de depósitos à vista, poupança e depósitos a prazo. O indicador de crédito sobre depósitos de clientes foi de 34,6% no primeiro semestre de 2021, em comparação com 32,6% em dezembro de 2020. No mesmo período de 2021, os ativos mais líquidos correspondiam a cerca de 50% do total de depósitos e letras financeiras, sendo compostos, principalmente, por títulos públicos federais.

A Fitch considera a liquidez do Banestes adequada e sua política de caixa mínimo, conservadora. Além disso, os reguladores adotaram medidas para limitar o impacto negativo na liquidez do mercado em geral. No entanto, a agência continuará monitorando as tendências da liquidez do Banestes, em virtude da evolução negativa do ambiente operacional.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA