25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Advogados falam de desafios e perspectivas em novos tempos

No dia dedicado à advocacia, profissionais destacam honra de defender a justiça

Por Paula Bourguignon

Sem advogado não há justiça. Sem justiça não há democracia; sem democracia não há liberdade. E uma nação sem liberdade está condenada à barbárie e afastada dos horizontes da cidadania. Será uma nação sem esperança, será uma nação de olhos fechados para o futuro. Daí a importância do Dia do Advogado, comemorado nesta quinta-feira, dia 11 de agosto.

- Continua após a publicidade -

Para se tornar um bom advogado, é preciso não só entender as leis, mas saber como conquistar o respeito e a empatia do seu cliente. O advogado tem que juntar provas, aplicar uma tese e juntar provas que absorvam ou favoreçam a pessoa é da sua defesa. Portanto, é imprescindível o compromisso com a verdade.

Então, o exercício da advocacia é uma vocação e honrar no caráter. Deve agir sempre com decoro, veracidade, confiabilidade, dignidade e companheirismo dos que precisam de justiça.

“É com muito orgulho que celebro o Dia do Advogado. O Direito me escolheu, desafiou e me construiu. Advogar é fazer a diferença na vida das pessoas, é poder ajudá-las! Essa é a nobreza da minha profissão, ser um instrumento social de paz e justiça”, disse a advogada Previdenciária e Trabalhista Liliana Vicente Chaia.

“A importância do advogado é extremamente relevante, pois é essencial a justiça. O advogado atua como um elo entre a parte que defende e o direito que tenta lhe assegurar. Por isso, o advogado vai além de sua atuação como defensor, pois ele também exerce a função social, combatendo a injustiça e zelando pela democracia sempre”, menciona Maytê Thebaldi Paiva, advogada Civil.

Protagonismo

“Valorizar a profissão que escolhi e que exerço com muito orgulho. A advocacia me permite realizar o que acredito enquanto profissional e cidadão, oferecer oportunidade de justiça para as pessoas, para as empresas e auxiliar na resolução de problemas”, pondera o advogado de Direito do Trabalho e Cível Rafael Henrique Silva.

Para homenagear a profissão, os advogados destacam a importância dessa profissão. Com 17 anos de profissão, como advogado tributário e empresarial Dr. Samir Nemer se diz a apaixonado pelo Direito:

“Sou extremamente apaixonado pela advocacia. Acredito que o principal desafio na nossa profissão é ter constância e ser resiliente diante dos inúmeros desafios que nos são apresentados diariamente. Quem é esforçado, dedicado e comprometido com o cliente sempre terá espaço no mercado de trabalho. ”

Advogados falam de desafios e perspectivas em novos tempos
“Portanto, a pessoa pode se tornar protagonista da sociedade que se vive graças ao Direito”, menciona o advogado. Foto: Imagem pessoal.

Além disso, o Dr. Samir Nemer disse quais os principais diferenciais do direito:

“Por ser uma profissão que é símbolo e referência de justiça, sei que com o direito somos capazes de transformar e mudar positivamente a vida das pessoas. Portanto, a pessoa pode se tornar protagonista da sociedade que se vive graças ao Direito”, menciona o advogado.

História

Neste dia, em 1827, o então imperador dom Pedro I decretou a criação de dois cursos de ciências jurídicas e sociais no país: um em São Paulo e outro em Olinda. Desde então, os advogados no Brasil comemoram seu dia nesta data. A advocacia é profissão da maior importância institucional e, por isso, consagrada na própria Constituição Federal , que considera “o advogado indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA