Cantora Adriana Calcanhotto participa de bate-papo musical gratuito na inauguração de obra de Hélio Oiticica no Parque Cultural Casa do Governador, no dia 21 de março (sábado)
Por Thamiris Guidoni
A cantora e compositora Adriana Calcanhotto será a convidada de uma programação cultural gratuita no dia 21 de março (sábado), no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. O evento marca a inauguração da obra Magic Square #03, do artista brasileiro Hélio Oiticica, e contará com um bate-papo musical da artista com o público.
A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente pela internet, no site do parque. A data de liberação dos ingressos será divulgada em breve.
Ao anunciar a programação, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância da nova obra e da presença da cantora na inauguração.
“Parque Cultural Casa do Governador e nós estamos aqui dentro daquilo que vai ser a obra de um renomado artista que está aqui desenvolvendo esta obra para nós. No dia 21 nós estaremos aqui para inaugurar essa obra, a apresentação da Adriana Calcanhotto”, afirmou.
A programação integra as ações culturais do parque, considerado uma das principais iniciativas de acesso à arte no Estado. Instalado na Residência Oficial do Governo, o espaço funciona como uma grande galeria de arte a céu aberto, reunindo esculturas, instalações e atividades culturais em meio à área verde.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, explicou que o evento foi pensado como uma forma de celebrar o legado artístico de Oiticica, conectando arte contemporânea e música.
“E para celebrar esse legado do grande Hélio Oiticica, a gente preparou uma programação celebrando a trajetória dele no dia 21, recebendo a Adriana para um bate-papo musical aqui no Parque Cultural. Fiquem atentos”, disse.
Localizado em Vila Velha, o parque reúne obras permanentes e temporárias de artistas contemporâneos e promove ao longo do ano uma programação cultural aberta ao público, com exposições, apresentações e atividades educativas.
A obra Magic Square #3
A instalação Magic Square #3 – Invenção da Cor, concebida pelo artista brasileiro Hélio Oiticica, integra uma série de estruturas geométricas criadas para que o público vivencie a cor de forma imersiva. Composta por planos e paredes coloridas que formam um labirinto ao ar livre, a obra convida os visitantes a percorrer diferentes caminhos, explorando novas percepções visuais a cada deslocamento.
Instalada no Parque Cultural Casa do Governador, a estrutura dialoga com a paisagem natural do espaço e reforça a proposta de interação entre arte e público. A obra faz parte da série Magic Square, concebida por Oiticica na década de 1970, e é uma das poucas versões do projeto executadas e abertas à visitação no mundo.

