Com o contrato, portfólio de cargas movimentadas no porto de Vila Velha será ampliado
Por Gustavo Costa
Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado a parceria que deverá aumentar o portfólio de cargas de exportação movimentadas no porto de Capuaba, em Vila Velha.
A expectativa é que também seja ampliada a integração com outros portos controlados pela Vports, além de abrir o leque de novas modalidades para a importação.
Com destaque para a movimentação e armazenagem de granéis sólidos, a área no porto que será assumida pela FTSpar tem nada menos que 22 mil m². O contrato prevê investimentos em na estrutura de galpões e gestão do lugar.
“O novo contrato terá repercussões substanciais na movimentação de carga a granel. Estamos aprimorando nossa infraestrutura para criar condições mais competitivas tanto para o Porto quanto para o nosso Estado”, falou Ilson Hulle, diretor-presidente da VPorts.
A parceria com o grupo do Paraná é o sétimo contrato privado de arrendamento assinado desde que o complexo portuário passou da Codesa para a VPorts. Para Hulle, trata-se de um marco no que se refere à modernização e o desenvolvimento portuário, não apenas no cenário capixaba, mas no nacional. “Trata-se do sétimo contrato em menos de 18 meses de gestão privada, evidenciando, na prática, que estamos trilhando o caminho correto, sendo mais ágeis e assertivos nas negociações, consolidando nosso porto como um elo logístico eficiente e alinhado com as novas exigências do mercado”, analisou o diretor.
De acordo com CEO da FTSpar, Valdecio Bombonatto, o contrato marca um novo ciclo para a empresa. “Somente foi possível devido à grande parceria com a Vports e as melhorias que vêm sendo agregadas aos ativos portuários capixabas”, disse ele.
*Matéria publicada originalmente em 23 de fevereiro de 2024