24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Vaticano discutirá abusos cometidos por religiosos

A previsão é de que o debate realizado por representantes das conferências episcopais ocorra ainda nesta semana

Diante de tantas reclamações, o papa Francisco informou que será realizado entre os dias 21 e 24 de fevereiro uma reunião com representantes das conferências episcopais, da Igreja Católica Romana, de 130 países para discutir as denúncias de abusos sexuais cometidos por religiosos contra crianças e adolescentes.

O anúncio foi feito nesse domingo (17) durante a celebração pública. O papa pediu orações e disse que todos devem assumir suas responsabilidades diante de “um desafio urgente do nosso tempo”.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o Vaticano, o encontro pretende adotar ações concretas e decisões em nome da justiça e verdade. Para o papa, “abusos contra menores” constituem um dos piores e mais vis crimes possíveis.

O Vaticano informou também que os dias de reuniões serão marcados por temas específicos: deveres e atitudes pessoais dos bispos; a comunidade dos bispos e da sua solidariedade; além de uma espécie de balanço do encontro.

Segundo o presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, cardeal Seán O’Malley, a intenção é que a reunião desenvolva um caminho voltado para a verdade, justiça e maior transparência.

Expulsão

Para exemplificar o assunto, o Vaticano anunciou, no sábado (16), que a Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington (EUA) Theodore McCarrick, de 88 anos.

Por meio de nota, a Congregação explicou que o religioso foi acusado de abusos sexuais a menores e seminaristas, informou a assessoria de imprensa da Santa Sé.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA