23.3 C
Vitória
domingo, 21 abril, 2024

Aberto agendamento para gestantes e puérperas vacinarem com a bivalente

Vacina Bivalente: Prefeituras abrem vagas para gestantes e puérperas

Por Rafael Goulart

Gestantes e puérperas já podem buscar agendamento on-line para a imunização com a vacina Bivalente da Pfizer contra a Covid-19, que oferece mais proteção por também imunizar contra as variantes da ômicron do coronavírus.

- Continua após a publicidade -

A segurança da nova vacina bivalente da Pfizer foi atestada pelas maiores autoridades do mundo. Nos EUA, dos 22 milhões de pessoas já vacinadas com a bivalente, apenas cinco apresentaram miocardite e quatro pericardite de acordo com os dados da própria fabricante.

Esses dois quadros são efeitos adversos muito raros que eram previstos de acontecer em um mínima parcela dos imunizados. A proporção de pessoas que apresentaram essas reações graves nos EUA foi de 0,0000025% do total de vacinados, um risco muito menor do que os oferecidos pela Covid-19.

Vitória

Nesta sexta-feira (17), às 12 horas, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) disponibiliza 2.566 vagas para vacinação contra a Covid. As ofertas são para vacinação infantil (Pfizer Pediátrica e Pfizer Baby) e Pfizer Bivalente (gestantes e puérperas, pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos e mais), além da aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta dose do imunizante.

O agendamento pode ser feito pelo agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online. No momento da vacinação, as puérperas devem apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto).

A vacinação acontece de segunda (20) a sexta-feira (24) nas Unidades de Saúde Jardim Camburi, Vitória, Conquista, Maruípe, Santo Antônio, Forte São João, Ilha das Caieiras, Ilha de Santa Maria, Praia do Suá, Jardim da Penha, Andorinhas, Santa Luiza, São Cristovão, Consolação, Grande Vitória, Jabour, Santo André, Santa Marta, República, São Cristovão, Quadro, Maria Ortiz, Alagoano e Resistência.

Serra

Na Serra, o agendamento on-line está liberado e tem a Pfizer Bivalente para os públicos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais e  imunocomprometidas a partir de 12 anos que tenham recebido D2 ou algum reforço há pelo menos 4 meses.

Os agendamentos são para vagas a segunda (20) e terça (21), nas Unidades de Saúde do município. É importante apresentar documento pessoal, CPF ou cartão do SUS. No caso da vacinação infantil, também é necessário levar o cartão de vacina da criança.

No sábado (18) também será oferecida imunização por livre demanda no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, de 9 a 17h, e nas Unidades de Saúde de Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Serra Dourada, Jardim Carapina e Planalto Serrano de 8h a 16h.

No domingo (19), a vacinação no Montserrat será de 10 a 17h.

Vila Velha

Em Vila Velha a imunização por livre demanda acontecerá no sábado (18) no Shopping Praia da Cosa e Boulevard Shopping, de 11 a 18h. Serão disponibilizadas as vacinas contra Covid-19 (incluindo a Pfizer Bivalente), vacinas de rotina (exceto BCG) e declaração de situação vacinal.

Idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidos acima de 12 poderão fazer o agendamento da Pfizer Bivalente pelo site. As vacinas serão aplicadas durante a semana seguinte, de segunda a sexta-feira.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA