26 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Municípios iniciam imunização com vacina bivalente

Vacina bivalente já está disponível nas salas municipais

Por Rafael Goulart

Em solenidade no Palácio Anchieta, o Governo do Estado lançou a campanha que usará a vacina bivalente da Pfizer para imunização dos capixabas contra a Covid-19. O novo imunizante tem eficiência comprovada contra as cepas mais antigas do coronavírus e as novas variantes da ômicron.

- Continua após a publicidade -

A vacina é destinada a todos que tomaram a vacina monovalente, independentemente do número de doses já tomadas, e será disponibilizada primeiro a grupos prioritários conforme determinação do Ministério da Saúde.

A aplicação das vacinas é de responsabilidade dos municípios. Confira o plano de vacinação de cada município:

Asilo dos Idosos de Vitória

No Asilo dos Idosos de Vitória, 77 idosos e 90 colaboradores foram imunizados com uma dose da vacina bivalente da Pfizer nessa segunda-feira (27).-

Anchieta

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta quarta-feira (01) inicia a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. A primeira fase da campanha vai contemplar idosos com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos, quilombolas, as pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais, e os respectivos trabalhadores destes centros de acolhimento.

De acordo com a secretária da pasta, Jaudete Frontino Denadai, o município nessa primeira fase irá receber apenas 240 doses, que serão distribuídas às Estratégias de Saúde da Família (ESF), proporcionalmente ao número da população.

As pessoas que se enquadram nesse público devem procurar a ESF onde está cadastrado para agendar a aplicação da vacina. A ampliação dos grupos prioritários será de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica.

A imunização será realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação, que é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen) e do intervalo de 4 meses da última dose recebida, podendo ser as duas doses do esquema primário ou qualquer dose de reforço.

Aracruz

Começa nesta quarta-feira (29), mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Aracruz. A Secretaria de Saúde (Semsa) dará início a aplicação da vacina Pfizer Bivalente nos chamados grupos de risco, conforme divisão anunciada pelo Ministério da Saúde. O imunizante estará disponível em todas as Unidades de Saúde das 7h30 às 12h. 

Cariacica

A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) iniciou nesta segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.

Nesta segunda-feira a Semus realiza a vacinação sem agendamento no Shopping Moxuara, das 10 às 18 horas, com a disponibilização de 1.500 doses. Às 15h30 desta segunda, será aberto agendamento no site vacinaeconfia.es.gov.br para a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Neste dia a Semus também realiza vacinação em pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Público-alvo
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.

De acordo com a orientação do Governo do Estado, neste primeiro momento serão imunizadas pessoas vivendo em instituição de longa permanência, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.

No momento da vacinação devem ser apresentados documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde; comprovante de vacinação da última dose recebida; e, quem for imunossuprimido, deverá apresentar laudo médico (emitido a partir de 2019).

Serra

A Secretaria de Saúde da Serra informa que essa nova fase da vacinação, no município, começou na quinta-feira (23), com a oferta de doses no agendamento on-line disponibilizado no site da Prefeitura da Serra. No sábado (25), a imunização com a bivalente aconteceu por livre demanda. Sendo assim, todas as segundas e quintas-feiras, às 18 horas, são ofertadas novas doses, no agendamento on-line.

A vacinação sem agendamento também acontece, de segunda a sexta, nas Unidades de Saúde, conforme a capacidade técnica de cada serviço. E, nos finais de semana, em Unidades de Saúde selecionadas, das 8h às 16 horas; e no shopping Montserrat, aos sábados, das 9h às 17 horas e, aos domingos, das 10h às 17 horas.

Ainda de acordo com a Saúde da Serra, a vacinação com o reforço com a Pfizer Bivalente em Instituições de Longa Permanência (ILPS) para idosos e residência inclusiva (local onde moram jovens e adultos com deficiência) estão sendo organizadas pelas equipes das Unidades de Saúde de cada território. O objetivo, conforme determinação do Programa Estadual de Imunização, é vacinar todas as pessoas a partir de 12 anos e os trabalhadores desses locais. As equipes das US também estão orientadas a fazer busca ativa aos pacientes acamados que pertençam ao grupo prioritário.

Viana

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), informa que o município recebeu, na última sexta-feira (24), 1.320 doses da vacina bivalentes da Pfizer, para início da primeira fase da campanha de vacinação.

As doses serão aplicadas, prioritariamente, em idosos acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições e indivíduos com baixa imunidade.

A primeira fase inicia nesta segunda-feira (27) e não terá agendamento on-line, sendo por livre demanda. As vacinas estarão disponíveis em todas as 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Vila Velha

Em Vila Velha, a imunização começou hoje em todas as salas de vacina do município mediante o agendamento on-line. Foram disponibilizadas 2.500 vagas no site da Prefeitura de Vila Velha e ainda há vagas disponíveis.

Vitória

A Secretaria de Saúde de Vitória informa que a vacinação com a bivalente está sendo feita mediante agendamento online. No momento, não há mais vagas disponíveis. Assim que o município receber novas doses da vacina, será aberto novo agendamento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA