27.1 C
Vitória
terça-feira, 30 novembro, 2021

A relação entre emprego e empreendedorismo

O empreendedorismo tem forte relação emprego. Por um lado, quando o nível de desempregados está alto, como acontece atualmente, muitos acabam empreendendo, como forma de suprir necessidade de sustento

Por Samantha Dias

Por outro lado, quem abre um negócio próprio gera novas oportunidades de trabalho, por isso, o empreendedorismo é um responsável importante na geração de emprego e na economia do país.

Essa é a avaliação do superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo. Para ele, o papel do empreendedorismo na economia brasileira e capixaba tem sido fundamental nos últimos anos. “O saldo positivo de emprego nos últimos dez anos tem se mantido com a participação das micro e pequenas empresas”.

Para dar ainda mais condições a esses setores, Rigo aponta três ferramentas importantes: “Dar oportunidade para o empreendedor se registrar é um avanço grande, ter CNPF faz diferença. Além disso, o apoio que as políticas públicas podem dar, porque esses segmentos precisam de crédito e menos burocracia. E também capacitação e oportunidade de conhecimento, essa parte mais diretamente ligada à atuação do Sebrae”, disse.

Para o superintendente, as micro e pequenas podem contribuir muito para a retomada econômica no país, pois “são muito versáteis, dinâmicas, se colocaram no mercado já cientes das mudanças do mercado e do comportamento de consumidor, poi isso já estão contribuindo com a retomada”.

ES Brasil conversou com Pedro Rigo, superintendente do Sebrae-ES, que falou sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae para auxiliar o empreendedor, principalmente com as mudanças impostas pela pandemia, e sobre a retomada da economia. Confira!

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade