26 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Diálogos ES Brasil – A importância da prevenção do câncer de próstata

O mês de novembro é dedicado aos cuidados da saúde do homem, principalmente prevenção deste tipo de câncer

Por Patrícia Battestin

Estamos no Novembro Azul, período onde os médicos fazem um alerta para um problema grave. A cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata no Brasil. Esse dado foi divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que reforçou que todos os anos 15 mil óbitos são registrados todos os anos no pais, por causa da patologia.

- Continua após a publicidade -

Para falar sobre esse números alarmantes, conversamos com a oncologista Alyssa Miranda e com o urologista e presidente da seccional Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Urologia José Tadeu Carvalho Martins.

Na entrevista os médicos reforçaram a importância da prevenção. É um tipo de câncer  silencioso e normalmente quando o homem procura o médico já está em estágio avançado. “O câncer de próstata em geral dá metástase para os ossos. Então muitos pacientes chegam no consultório com esse relato de dor óssea e quando a gente vai ver ele tem o PSA aumentado, uma próstata aumentada e a gente faz esse diagnóstico”, disse a oncologista.

Segundo os médicos, quando tratado na fase inicial, o percentual de cura do câncer de próstata chega a ser de 95%. E a família é uma grande aliada da medicina nesta batalha. “Eu costumo dizer ao meus alunos que o melhor amigo do urologista é a esposa, e se tiver filha essa amiga é dobrada. Normalmente os pacientes são bastante reticentes em procurar o consultório. Existe um preconceito muito nosso de homens latinos em realizar o exame de toque retal. Existe um pudor, existe uma suspeição de perder a virilidade”, comentou José Tadeu.

Os sinais de alerta que o corpo emite e os tratamentos disponíveis também foram temas abordados na entrevista. Assista o vídeo e confira na íntegra.

 

 

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA