Qual dívida pagar primeiro (ou renegociar) em tempos de coronavírus?

0
418
contas

Cartão de crédito, prestação do apartamento, plano de saúde, IPVA, escola, água, luz, telefone e segue a lista de despesas das famílias capixabas. A quais dessas contas deve ser dada prioridade. Veja a dica da especialista!

Antes do coronavírus, as contas tinham o pagamento programado mês a mês. Agora, com a redução do salário ou até mesmo a perda do emprego, qual dessas contas deve ser prioridade para pagar?

Segundo a economista Cecília Perini, o pagamento dos serviços essenciais (água, energia, gás, etc) é o mais importante. Ela afirma que, apesar das concessionárias não estarem autorizadas a suspender os serviços, esse tipo de despesa, quando acumulada, pode causar maior dificuldade em organizar o orçamento.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a especialista, para quem perdeu parte da renda ajustar o orçamento e os hábitos de consumo à nova realidade é imprescindível. “No caso de desemprego, a prioridade é quitar compromissos e créditos com taxas altas para não ter parcelas mensais”, acrescentou.

plano de saúde
Pagar o plano de saúde é uma das contas prioritárias. – Foto: Reprodução

Seguindo a lista de contas prioritárias, vem o plano de saúde e depois o aluguel da casa. Logo após as mensalidades da escola, que podem ter o pagamento ajustado diretamente com a escola.

O acerto para pagamento posterior também pode ser feito para o financiamento imobiliário, de veículos e crédito pessoal. “Existe a possibilidade de aderir a uma carência de até 120 dias com a redução de taxas. É uma boa possibilidade”, pontuou a economista.

Cuidado!

Cecília Perini acredita que é um momento para ficar atento às armadilhas do consumo. a profissional também atua como planejadora financeira, e recomenda que “avalie todas as decisões e projete seu orçamento para os próximos 12 meses. Assim você vai não adquirir compromissos ainda maiores. Faça uma planilha ou tabela detalhando todos os gastos e contas que postergou para ter a consciência de quantos compromissos vai ter nos próximos meses”.