27.7 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Primeira fábrica de MDF do Estado liberada para operar

A Placas do Brasil está sendo instalada no município de Pinheiros, Norte do ES, para abastecer a indústria moveleira do Sudeste e Nordeste

Está autorizada a operação da primeira indústria de produção de placas de fibra de madeira de média densidade (MDF) do Espírito Santo. O alvará foi emitido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema). A empresa Placas do Brasil S/A está instalada em Pinheiros, Região Norte do Estado. A licença foi assinada nesta sexta-feira (25), no Palácio Anchieta.

A chegada da Placas do Brasil gerou 160 empregos diretos e 450 indiretos. Durante a construção, foram criados 400 empregos, chegando a 700 no pico das obras. A fábrica deve entrar em operação em junho para produzir painéis de MDF cru e revestido. A produção abastecerá a indústria moveleira do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Nordeste. A capacidade é de fazer 25 mil m³ por mês, sendo 12 mil revestidos.

- Continua após a publicidade -

“São investimentos feitos por empreendedores capixabas que se organizaram e criaram um grupo. Isso algo extraordinário e merece respeito e admiração. Além disso, é um acontecimento que organiza uma cadeia produtiva em nosso Estado e nos transforma de comprador a fornecedor”, analisou o governador.

Placas do Brasil

A ideia do empreendimento surgiu para tornar mais competitiva a produção moveleira de Linhares. Esse tipo de indústria usa como principal insumo o MDF. O produto é de médio valor agregado, com considerável percentual do preço associado ao custo de logística.

A área total da Placas do Brasil S/A possui 650.100 m². Desse total, 164.500 m² correspondem à área de preservação permanente (APP), 485.600 m² de área disponível para a planta – incluindo futuras expansões –, e 136.000 m² de área efetiva da planta fabril. O projeto prevê investimentos de R$ 450 milhões na indústria e mais R$ 100 milhões na base florestal.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA