ES: Confira o que funciona no feriado da padroeira

0
797
Com as agências bancárias fechadas no feriado, uma das opções para os clientes são os caixas eletrônicos. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os shoppings são opções para as famílias no feriado da padroeira do Estado, mas as agências bancarias estarão fechadas

Por Amanda Amaral  

Nesta segunda-feira (25), o Espírito Santo comemora a sua padroeira, Nossa Senhora de Penha. A data é feriado estadual e, em razão disso, alguns estabelecimentos abrem com horário especial e, por isso, a ES Brasil fez um levantamento sobre o que estará funcionando no dia de hoje.

- Continua após a publicidade -

Atendimento Bancário

De acordo com a nota da Federação Brasileira de Bancos (Febranan) enviada à ES Brasil a orientação é de que as agências não realizem atendimento presencial em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou nacionais. Ou seja, nesta segunda-feira (25), não haverá atendimento bancário.

Para esclarecer os capixabas, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) orientou em seu site as opções de atendimento para os clientes nos dias em que estará fechado, que no caso são o autoatendimento, o aplicativo da instituição e o canal digital. 

Na terça-feira (26), o atendimento nas agências bancárias volta ao normal, com às10h e encerramento às 16 horas, com exceção dos locais onde o encerramento rotineiramente acontece às 15 horas. 

Funcionamento dos Shoppings

Cada empresa opta por seu horário de funcionamento, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) no Espírito Santo. Em geral, os shoppings costumam abrir durante os feriados, fechando em alguns casos, somente as lojas e as salas comerciais. O horário dos principais shoppings da Grande Vitória estão disponíveis no final desta matéria. 

Movimentação no Aeroporto e na Rodoviária

Os destinos mais procurados pelos capixabas no Aeroporto de Vitória para curtir o feriado prolongado, que teve início na quinta-feira (22) com o Dia de Tiradentes, foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, segundo informações da assessoria de imprensa do local. Somente na quarta-feira (21), foram realizados em torno de 6,6 mil desembarques e 3,3 mil embarques. 

O número de chegadas (171%) e partidas (169%), comparado ao mesmo período de 2021, aumentou segundo o Aeroporto de Vitória. Vale ressaltar que as passagens aéreas acumulam 11,6% de aumento em 12 meses, valor superior a inflação oficial do país, que está a 11,30% no acumulado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já na Rodoviária de Vitória os destinos mais procurados pelos capixabas que viajaram para aproveitar os dias de descanso foram Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro RJ), Juiz de Fora (MG), Ubá (MG), Muriaé (MG) e Ipatinga (MG). As informações são da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

Bares e Restaurantes

Em razão da Festa da Penha, um dos maiores eventos religiosos do país, o setor de bares e restaurante estimou aumento das vendas em 20%. Além disso, o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (Sindibares), aproveita a ocasião para lançar o Guia Gastronômico da Festa da Penha. A publicação será distribuída durante a programação do evento.

ES: Confira o que funciona no feriado da padroeira
Muitos shoppings estarão com lojas abertas neste feriado. Foto: Divulgação/Shopping Vitória

“É uma alegria reencontrar as pessoas na Festa da Penha e, por meio do Guia, podemos celebrar esse retorno reunindo amigos e família em volta das mesas dos estabelecimentos capixabas, saboreando o melhor da nossa culinária”, destaca Rodrigo Vervloet, presidente do SindBares e da seccional capixaba da Associação de Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Comércio e Prestação de Serviços

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) não informou uma estimativa de vendas para o período, contudo, ressaltou que, em razão dos feriados ao longo do ano, o setor pode deixar de faturar R$ 420 milhões. A estimativa leva em consideração que sete feriados cairão em dias uteis. Também foram incluídas nesta contagem a segunda e a terça-feira de Carnaval, que são dias facultativos. 

Confira a programação dos shoppings na Grande Vitória:

Shopping Vitória

Nesta segunda-feira (25), as lojas e estandes abrem das 14 horas às 21 horas, porém é facultativo para os empresários optar por abrir às 13 horas e encerrar às 22 horas. Já a praça de alimentação funciona das 11 às 22 horas.

Shopping Praia da Costa

Lojas e quiosques abrem das 14 horas às 20 horas e a praça de alimentação das 11 horas às 21 horas na segunda (25).

Shopping Vila Velha

Lojas e quiosques abrem das 14 horas às 21 horas e a praça de alimentação funciona das 11 horas às 22 horas no feriado da padroeira. 

Shopping Moxuara

Funcionamento das 13 às 21 horas para lojas e quiosques, praça de alimentação funcionando das 11 às 22 horas nesta segunda-feira (25).

Shopping Mestre Álvaro

As lojas e quiosques funcionam das 12 às 21 horas e a praça de alimentação, das 11 horas às 22 horas, neste feriado.

Shopping Jardins

Nesta segunda-feira (25), funciona das 11 horas às 22 horas, porém as lojas, a lotérica e torre médica estarão fechadas.