29.4 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Consumo nos lares capixabas cresce 2% em 12 meses

As informações são da Acaps, que destacou o verão de 2022 como responsável pelo aumento na intenção de consumo

Por Amanda Amaral 

O consumo nos lares capixabas aumentou em torno de 2% na comparação entre janeiro de 2021 e janeiro deste ano, de acordo com a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), que ressaltou o desempenho do setor turístico no Espírito Santo como principal motivo para este crescimento.

- Continua após a publicidade -

Na comparação do mesmo período, no Brasil, o crescimento do indicador foi de 1,3%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Contudo, o superintendente da Acaps, Hélio Schneider, destaca o movimento nas praias do Espírito Santo no último verão.

“Eu acredito que o crescimento aqui tenha sido um pouco maior, aproximadamente 2%, por conta das características do Espirito Santo, que possui praias de Norte a Sul, com cidades como Guarapari e São Mateus, até mesmo da Grande Vitória, que atraem muitos turistas de fora do estado. Em 2021 estávamos saindo da pandemia e apesar dos receios no início deste ano, tivemos um verão muito bom, que acredito ter contribuído para esse crescimento”, explicou.

Alta no Preço dos Alimentos

Já na comparação com dezembro de 2021, houve recuo de 21,22% na intenção de consumo das famílias, segundo a Abras. Apesar de não haver dados referentes ao Estado, o superintendente da Acaps acredita que também houve queda do indicador semelhante à comparação nacional.

Na opinião dele, é natural que ocorra essa queda na comparação entre os dois meses . “É natural que haja queda se compararmos com dezembro por conta do período de festas. Em novembro já esperamos ansiosos pelas vendas de dezembro, é nosso melhor mês, ele se destaca na comparação com todos os meses do ano”, afirma.

Além disso, ele ressaltou que muitos alimentos subiram de preço durante o último ano. “Muitos produtos básicos para os consumidores como o arroz, o feijão e o óleo elevaram muito o preço e isso freia o consumo”, pontua.

Flutuação de Consumo em Janeiro

Consumo nos lares capixabas cresce 2% em 12 meses
Hélio Schneider é superintendente da Acaps. Foto: Divulgação/Acaps

Os indicadores já foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com a Abras.

“Observamos um movimento natural de flutuação de consumo em janeiro, como tradicionalmente ocorre no primeiro mês do ano, por conta das férias e do mês antecessor ser comemorativo em virtude do Natal e das festas de final de ano”, explica o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. 

Ele complementou: “Outros fatores, como a manutenção do Auxílio Brasil e a queda na taxa de desemprego contribuíram para manter positivo o consumo nos lares”.

O levantamento foi feito pela Abras, que informou ter comtemplado todos os formatos de varejo alimentar operados pelo setor supermercadista, como lojas de vizinhança, minimercado, supermercado, hipermercado, atacarejo, superproximidade e e-commerce.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA