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quinta-feira, 2 maio, 2024

Obras do Contorno de Jacaraípe serão entregues até o final de 2024

Trecho é uma das principais intervenções de mobilidade urbana em curso no Espírito Santo 

Por Kebim Tamanini

Com uma nova previsão de entrega até o final de 2024, as obras do Contorno de Jacaraípe e da Avenida Abido Saadi terão um custo total de R$ 230 milhões aos cofres públicos. O objetivo é aliviar o tráfego na região da Grande Jacaraípe, na Serra.

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Em janeiro, a autarquia estadual anunciou que as obras estavam 70% concluídas, com previsão de entrega para 21 de abril de 2024. Ao procurarmos o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) para confirmar a inauguração, o órgão respondeu que “a previsão de conclusão (da obra) é até o final deste ano”.

De acordo com o Governo do Estado, responsável pelas obras, o trecho completo terá 8,5 quilômetros de extensão, indo da Avenida Minas Gerais ao bairro Nova Almeida. Além da ampliação com três faixas, a obra incluirá ciclovia e calçada.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destaca essa obra como uma das principais intervenções de mobilidade urbana em andamento no estado, ressaltando que, quando concluída, beneficiará os moradores e comerciantes locais, proporcionando um trânsito mais fluido.

Paralelamente à construção do Contorno, outra obra de grande importância para a malha rodoviária da Grande Jacaraípe é a reabilitação da Avenida Abido Saadi, com um investimento de R$ 37 milhões. O trecho em processo de reestruturação é na Rodovia ES-010, entre a Curva da Baleia e a Praia de Capuba, abrangendo 7,5 quilômetros.

A nova versão da Avenida Abido Saadi facilitará o acesso aos bairros próximos, visando melhorar o fluxo de tráfego na rodovia e reduzir os pontos de congestionamento de veículos (semáforos).

Veja os principais detalhes da obra:

  • Duas pistas de rolamento com largura de 10,5m, sendo três faixas de circulação em cada sentido;
  • Calçada com largura de 2m em ambos os lados;
  • Ciclovia com largura de 2,5m;
  • Canteiro central com largura de 8m;
  • Folga (2x) entre a pista de rolamento e canteiro central com largura de 0,75m;
  • Folga (2x) entre a pista de rolamento e calçada/ciclovia com largura de 0,75m;
  • Mais de 750m de viadutos sobre as áreas de banhado que foram cortadas pela rodovia.

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