19.5 C
Vitória
sábado, 6 junho, 2020

66 anos contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Capixaba

Leia Também

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

O mundo está passando pela chamada 4º Revolução Industrial, o que mudará o processo produtivo das indústrias. Essa alteração será percebida, principalmente, no mercado de trabalho.

O avanço da tecnologia vem ditando novos hábitos na sociedade moderna. E isso inclui novas práticas no meio empresarial e nos processos produtivos. E é desse novo contexto que surge a Indústria 4.0: um modelo mais inteligente e antenado com os anseios de seus clientes, que une a tecnologia em prol de processos mais enxutos, mais certeiros e produtos com a cara do consumidor final.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estima que setores irão sofrer grandes impactos com as novas tecnologias introduzidas pela 4ª Revolução Industrial. De acordo com a Fórum Econômico Mundial, a previsão é de que, nos próximos quatro anos, as inovações tecnológicas sejam responsáveis pela criação de 133 milhões de novos postos de trabalho.

No dia 25 de março, o Senai completa 66 anos de atividades no Espírito Santo, com uma trajetória de ações em educação profissional, formando cidadãos e atendendo às principais demandas da indústria capixaba.

Nesses 66 anos, 1,5 milhão de pessoas foram matriculadas no Senai-ES e tiveram acesso à educação profissional. Atualmente, são oferecidos 33 cursos na aprendizagem industrial, 16 cursos técnicos de nível médio, 59 cursos de qualificação profissional, 100 cursos de aperfeiçoamento profissional e 24 cursos de iniciação.

Além disso, o Senai-ES conta com 10 unidades operacionais e 14 unidades móveis, que oferecem oportunidade para pessoas que não conseguiriam se qualificar, por residirem em localidades onde não há unidades fixas do Senai. As unidades móveis, juntas, já realizaram mais de 80 mil atendimentos.

Com o novo mercado de trabalho que se desenha, o Senai reformulou ainda toda a grade curricular dos seus cursos a fim de atender as demandas da Quarta Revolução Industrial. Desta forma, os alunos da instituição conseguirão desenvolver as principais competências exigidas para o profissional do futuro: inovação, produtividade e indústria 4.0.

Mas além de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, a instituição dispõe também de serviços técnicos e tecnológicos como consultorias, ensaios laboratoriais e disseminação da informação técnica para a indústria capixaba que se distinguem pela qualidade e eficiência, buscando promover a inovação, em todos os seus aspectos.

Neste caminho, o Senai continua atuando como o braço da indústria na busca contínua de aumentar sua competitividade.


Mateus de Freitas superintendente do Sesi-ES e diretor Regional do Senai-ES, 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade