66 anos contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Capixaba

O mundo está passando pela chamada 4º Revolução Industrial, o que mudará o processo produtivo das indústrias. Essa alteração será percebida, principalmente, no mercado de trabalho.

O avanço da tecnologia vem ditando novos hábitos na sociedade moderna. E isso inclui novas práticas no meio empresarial e nos processos produtivos. E é desse novo contexto que surge a Indústria 4.0: um modelo mais inteligente e antenado com os anseios de seus clientes, que une a tecnologia em prol de processos mais enxutos, mais certeiros e produtos com a cara do consumidor final.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estima que setores irão sofrer grandes impactos com as novas tecnologias introduzidas pela 4ª Revolução Industrial. De acordo com a Fórum Econômico Mundial, a previsão é de que, nos próximos quatro anos, as inovações tecnológicas sejam responsáveis pela criação de 133 milhões de novos postos de trabalho.

No dia 25 de março, o Senai completa 66 anos de atividades no Espírito Santo, com uma trajetória de ações em educação profissional, formando cidadãos e atendendo às principais demandas da indústria capixaba.

Nesses 66 anos, 1,5 milhão de pessoas foram matriculadas no Senai-ES e tiveram acesso à educação profissional. Atualmente, são oferecidos 33 cursos na aprendizagem industrial, 16 cursos técnicos de nível médio, 59 cursos de qualificação profissional, 100 cursos de aperfeiçoamento profissional e 24 cursos de iniciação.

Além disso, o Senai-ES conta com 10 unidades operacionais e 14 unidades móveis, que oferecem oportunidade para pessoas que não conseguiriam se qualificar, por residirem em localidades onde não há unidades fixas do Senai. As unidades móveis, juntas, já realizaram mais de 80 mil atendimentos.

Com o novo mercado de trabalho que se desenha, o Senai reformulou ainda toda a grade curricular dos seus cursos a fim de atender as demandas da Quarta Revolução Industrial. Desta forma, os alunos da instituição conseguirão desenvolver as principais competências exigidas para o profissional do futuro: inovação, produtividade e indústria 4.0.

Mas além de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, a instituição dispõe também de serviços técnicos e tecnológicos como consultorias, ensaios laboratoriais e disseminação da informação técnica para a indústria capixaba que se distinguem pela qualidade e eficiência, buscando promover a inovação, em todos os seus aspectos.

Neste caminho, o Senai continua atuando como o braço da indústria na busca contínua de aumentar sua competitividade.


Mateus de Freitas superintendente do Sesi-ES e diretor Regional do Senai-ES, 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!