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segunda-feira, 13 maio, 2024

6 Filmes para pensar o marketing

O complexo e fascinante mundo do marketing através dos olhos do cinema em seis filmes. Confira as sugestões preparadas pelo ES Brasil

Por Mariah Friedrich

Assistir a filmes sobre marketing pode ajudar não apenas os profissionais da área como as pessoas em geral que são afetadas pelo impacto das estratégias de mercado na sociedade a aprender de maneira envolvente sobre as complexidades do mundo do marketing e refletir sobre uma abordagem mais criativa e ética para o campo.

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A lista elaborada pela redação do ES Brasil oferece uma seleção de filmes que exploram as  nuances do marketing, desde estratégias políticas até a construção de marcas icônicas e o impacto nas gerações jovens. De “No”, que retrata as táticas de marketing político durante um plebiscito crucial no Chile, a “Fome de Poder”, que narra a ascensão global do império McDonald’s, e “Um Senhor Estagiário”, que revela a importância das relações interpessoais no marketing moderno. Explore essas obras para ganhar insights sobre criatividade, ética e estratégia no mundo do marketing.

Confira as sugestões de filmes sobre assunto selecionados pelo ES Brasil:

  1. Não (Drama, Chile, 2012)

6 Filmes para pensar o marketingO filme chileno “No”, do diretor Pablo Larraín, retrata as estratégias de marketing políticos baseando-se na história real de um plebiscito crucial para o país, que decidiria se o ditador Pinochet permaneceria no poder por mais oito anos ou se o Chile passaria por uma transição democrática. 

Duas companhias entram em ação para convencer a população entre votar “Sim”, em apoio a manutenção dos militares no poder, ou “Não” para a volta da democracia. Cada lado teve direito, ao longo de 27 dias de campanha, a 15 minutos diários de na TV. O talentoso ator Gael García Bernal estrela no papel do publicitário René Saavedra, que irá desenvolver uma campanha revolucionária pelo “No” e lança a mão de diferentes técnicas para convencer o povo a acabar com o regime militar ditatorial no país.

Disponível na Netflix 

2. Fome de Poder (Drama, Estados Unidos, 2016)

The Founder
The Founder

Uma história sobre empreendedorismo, estratégia de negócios e o papel do marketing na construção de uma das marcas mais reconhecidas do mundo, “The Founder”, ou “Fome de Poder”, narra a história real da fundação e ascensão da gigante rede de fast food McDonald’s.

O filme conta a história de Ray Kroc, um vendedor ambicioso que conhece os irmãos Richard e Maurice McDonald, administradores de um pequeno restaurante de hambúrgueres chamado “McDonald’s”. Impressionado com a eficiência do sistema de produção dos irmãos e reconhecendo o potencial de expansão do negócio, Ray Kroc faz uma parceria com eles e acaba eventualmente assumindo o controle da empresa, transformando-a em um império global.

A obra aborda desafios e obstáculos enfrentados pelo empreendedor para expandir seu negócio e estabelecer uma marcas duradoura, retrata estratégias de marketing adotadas para posicionar o McDonald’s como uma marca icônica e mostra como identificar oportunidades de mercado e agarrá-las pode impulsionar o sucesso da empresa.

Disponível na HBO Max e Amazon Prime

3. Um senhor estagiário (Comédia dramática, Estados Unidos, 2015)

Filme Um senhor Estagiário
Foto: Reprodução/ Warner Bros

Ao longo da história, o filme estrelado por Robert De Niro no papel de um homem de 70 anos aposentado que inicia uma nova carreira como estagiário de uma empresa de comércio eletrônico  oferece insights sobre a importância da diversidade, mentoramento, adaptação e construção de relações interpessoais no contexto do marketing.

A trama gira em torno de Ben Whittaker (Robert De Niro), um viúvo que se sente entediado com a vida de aposentado e decide se tornar um estagiário sênior de uma empresa em uma bem-sucedida empresa no setor d de comércio eletrônico liderada por Jules Ostin (interpretada por Anne Hathaway). Inicialmente, Jules é cética em relação à contratação de alguém da idade de Ben para uma posição de estagiário, mas aos poucos ela descobre o valor e a sabedoria que ele traz para a empresa e para sua vida pessoal.

Disponível na Netflix 

4. The Merchants of cool (Documentário, 2001)

Merchants of cool
Merchants of cool

Criado e exibido pela PBS (Public Broadcasting Service), uma rede de televisão pública dos Estados Unidos conhecida por oferecer programação educativa, o documentário mergulha no mundo da cultura pop e da publicidade, explorando como as corporações e profissionais de marketing moldam e comercializam seus produtos para o público jovem.

Com uma visão aprofundada do mundo da propaganda direcionada aos jovens e sua influência na formação da cultura e identidade dessa geração, o filme ajuda a entender como o público-alvo é essencial para criar campanhas de marketing eficazes. Estratégias como o acompanhamento das tendências culturais e comportamentais do público, a criação de conteúdo autêntico, inovador e com propósito são alguns insights despertados pelo documentário americano. 

Disponível no Youtube

5. 99 Francs (Comédia dramática, França, 2007)

Merchants of coolO publicitário de uma agência parisiense de publicidade, Parango Octave, após ser rejeitado pela namorada, tem sua campanha dispensada pelo cliente e começa a repensar seu próprio papel na sociedade.

Com uma abordagem provocativa, “99 Francs” oferece uma reflexão crítica e humorística sobre os bastidores da indústria de marketing e as estratégias usadas para vender produtos e o lado sombrio da cultura de consumo. A obra também traz lições de boas práticas publicitárias como criatividade, foco no público alvo, transparência, responsabilidade, acompanhamento e mensuração, criação de valor para o cliente, aprender com os erros e respeito à diversidade e inclusão 

Disponível no Mubi

6. Criança, a alma do negócio (Documentário, Brasil, 2011)

Dirigido por Estela Renner, o filme aborda a influência da publicidade e do marketing direcionados às crianças e explora os impactos éticos, sociais e psicológicos em torno do consumo infantil. O documentário faz uma análise crítica do mercado voltado para as crianças, mostrando como as estratégias de marketing são utilizadas para atrair a atenção e o consumo desse público específico. A produção também destaca a importância de os pais e responsáveis estarem cientes das estratégias de marketing utilizadas para alcançar as crianças, para que possam tomar decisões mais informadas sobre o consumo e o entretenimento das crianças.

Disponível no Youtube

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