26 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Vports reformará a estrutura ferroviária em Capuaba

Ação marca início de intervenções em Vila Velha e também no Porto de Vitória, que celebra 118 anos nesta quinta (28)

Por Gustavo Costa

Com a premissa de modernizar a estrutura portuária tanto na capital quanto em Vila Velha, a Vports anunciou uma série de ações necessárias para acomodar a nova matriz futura de carga. Tem início neste mês as obras de adequações e retrofit nos ramais. O investimento previsto para as obras realizadas até o final de 2024 é de R$ 150 milhões e o montante total a ser investido ao longo da concessão é de R$ 1 bilhão.

- Continua após a publicidade -

A começar pela reforma da estrutura ferroviária da área interna de Capuaba, tida como ligação estratégica entre os modais. A expectativa é que a intervenção na estrutura amplie o volume de cargas escoado em 2,5 milhões de toneladas, chegando ao pico de 10 milhões de toneladas em 2028. A nova estrutura estará conectada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e será usada principalmente para a movimentação de fertilizantes e farelo de soja.

Em uma segunda fase, está prevista a movimentação de outros granéis sólidos. “O projeto foi elaborado em conjunto com o operador ferroviário. Em dezembro, finalizamos todo o detalhamento de engenharia e projeto executivo. Agora, iniciamos as obras de reforma, um importante passo dentro do objetivo de aumentar a capacidade e viabilizar a diversificação de cargas”, falou o diretor de infraestrutura e operações, Alsimar Damasceno.

Entre as obras anunciadas também estão as reformas dos dois silos graneleiros de Capuaba; e dos berços 206 e 905, com instalação de novos cabeços de amarração e defensas no berço 905.

118 anos do Porto

Nesta quinta-feira o Porto de Vitória celebra os seus 118 anos. Ciente da necessidade de escoar principalmente o café capixaba, a União autorizou a execução de 1.130m de cais na faixa da Vila Rubim, em Vitória. Nascia então, em 28 de março de 1906, o Porto de Vitória, hoje um dos mais importantes e movimentados do país.

Hoje sob a gestão da Vports, o Porto tem a área total de mais de 2 milhões de m² para exploração e 450 mil m² de capacidade estática de armazenagem, movimentando mais de 8 milhões de toneladas por ano.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA