29.4 C
Vitória
sexta-feira, 10 maio, 2024

5 filmes brasileiros perturbadores no streaming

Mistérios e emoções intensas em cinco filmes imperdíveis do cinema nacional nos principais canais de streaming

Por Mariah Friedrich

De produções baseadas em crimes reais até histórias psicológicas complexas, o cinema brasileiro de suspense oferece perspectivas únicas e envolventes sobre os aspectos mais sombrios e misteriosos da existência humana.

- Continua após a publicidade -

Os principais serviços de streaming oferecem bons representantes da categoria e a redação do ES Brasil preparou uma seleção acurada para agradar os fãs mais exigentes de thrillers com histórias repletas de enigmas, reviravoltas e momentos de arrepiar.

Desde os segredos perturbadores escondidos nas sombras de uma clínica psiquiátrica até a busca sinistra de uma família pelo seu sustento, os trabalhos indicados convidam a mergulhar em mundos de suspense e terror. Confira a lista completa.

Carvão 

Estrelado por Maeve Jinkins (de “Aquarius”, “O Som ao Redor” e “Boi Neon”), o primeiro longa-metragem de Carolina Markowicz chegou ao catálogo da Netflix na última quinta-feira (3). A diretora aponta sua câmera para uma realidade ainda pouco explorada no cinema brasileiro e extrai uma trama instigante em torno de uma família que obtém seu sustento de uma pequena carvoaria anexa à casa onde vivem, em uma cidade do interior. No decorrer da história de “Carvão” (2022), eles aceitam uma proposta sinistra: substituir um morador inválido por um fugitivo estrangeiro misterioso.

As cenas, carregadas de tensão, também proporcionam momentos de humor ácido, graças à visão sarcástica de Markowicz sobre a hipocrisia social brasileira. O filme saiu vencedor do Festival do Rio em 2022, nas categorias de melhor roteiro (Carolina Markowicz), Atriz Coadjuvante (Aline Marta) e Direção de Arte (Marines Mencio).

Medusa

A diretora de “Mate-me Por Favor” volta às telas com seu segundo longa, “Medusa”, disponível pela Globoplay. O filme aborda o extremismo e a explosão do ódio em uma narrativa de terror psicológico que parte do mito grego da bela Medusa, sacerdotisa de Atena, a deusa virgem, que a pune severamente por perder a virgindade.

Nesse filme, de 2023, Anita Rocha da Silveira entrega uma trama que se desenrola em um Brasil do futuro, quando o estado laico não mais existirá. A diretora e consegue envolver o espectador com a história da jovem Mariana. Junto com amigas, ela forma o grupo das “Preciosas do Altar”, mulheres que, por conta da religião, caçam outras mulheres, sexualmente livres, as espancam e filmam a agressão até que elas aceitem Jesus.

Para não caírem em tentação, as garotas tentam controlar tudo e todas à sua volta, enquanto alternam a vida regrada e a imagem cuidada com as missões noturnas de sua gangue de “redentoras mascaradas”.

O lobo atrás da Porta

Esse suspense psicológico é baseado em um caso real de crime. O filme dirigido por Fernando Coimbra traz Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabíula Nascimento interpretando um trio de protagonistas em situações macabras e revoltantes. O enredo é inspirado na história da infanticida “Fera da Penha” (interpretada por Leandra Leal), alcunha de Neyde Maia Lopes, presa e condenada pelo sequestro e assassinato de uma criança de quatro anos na década de 1960.

No catálogo do Hbo Max, Amazon Prime, Netflix e outros serviços de streaming, “O Lobo Atrás da POrta” (2013) foi agraciado com o troféu de Melhor Filme no Festival do Rio 2013 e o Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz (Leandra Leal), Melhor Montagem no Festival de Cinema de Gramado 2014.

Quando eu era vivo

Terceira adaptação produzida pela RT Features de uma obra do escritor Lourenço Mutarelli, “Quando Eu Era Vivo” (2014) leva para as telas a trama do livro “A Arte de Produzir Efeito sem Causa”, sobre um homem que volta a morar na casa onde cresceu depois de perder o emprego e se separar da esposa e desenvolve uma obsessão cada vez mais sinistra pela história da própria família.

O filme pode ser assistido pela Globoplay e entrega uma atmosfera sombria e grandes reviravoltas vividas por Antônio Fagundes e Marat Descartes nos papeis de pai e filho. A cantora Sandy também participa interpretando Bruna, uma jovem inquilina sedutora que adiciona mistério e complexidade às relações exploradas na trama.

O rastro 

Se você é fã de thrillers psicológicos como “Ilha do Medo” e “Fragmentado”, certamente vai encontrar interesse em “O Rastro” (2017). O roteiro segue a trajetória de um médico responsável pela transferência de pacientes de uma clínica psiquiátrica. No entanto, sua vida se torna complicada quando Julia, uma das pacientes internadas, desaparece misteriosamente e deixa para trás um enigma intrigante.

Com direção do pernambucano J. C. Feyer (O lobo atrás da porta) e um elenco de peso (Leandra Leal, Natália Guedes, Claudia Abreu, Felipe Camargo, Jonas Bloch e outros nomes conhecidos do público), “O Rastro” mergulha em um suspense de natureza psicológica ao explorar o desaparecimento de Julia e as complexidades que envolvem a busca por respostas.

Para quem busca um thriller que foge dos padrões convencionais de terror e tem uma abordagem mais voltada para a intriga psicológica, o filme certamente merece atenção. No cenário de streaming, “O Rastro” está disponível nas plataformas Amazon Prime e Netflix, entre outras.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -