21 C
Vitória
terça-feira, 16 agosto, 2022

Governo do Estado anuncia 28 mil consultas oftalmológicas

es brasil_28 mil consultas
Governo anuncia 28 mil consultas e exames - Foto: Hélio Filho/Secom

Além de consultas, o anúncio feito pelo governo do Estado inclui ainda exames oftalmológicos. Os procedimentos são destinados a moradores da Região Metropolitana

A segunda etapa do programa Saúde Fácil oferece 28 mil consultas e exames oftalmológicos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07), pelo governo do Estado. O objetivo é diminuir a fila de espera no Estado e dar celeridade ao atendimento especializado.

Ao todo, serão investidos R$ 842 mil com os atendimentos. As consultas serão oferecidas no Hospital Evangélico de Vila Velha, já credenciado ao programa.

 

O programa vai ofertar 87 mil consultas, sendo 58 mil de oftalmologia e o restante em outras especialidades médicas. Na Região Metropolitana, estão sendo credenciados hospitais filantrópicos e empresas privadas por meio da tabela SUS Capixabas, que será publicada na próxima segunda-feira (10).

“Estamos construindo essa estrada que antes não existia. Agora estamos ampliando essa rodovia para que possamos ir pavimentando. Treinando médicos, dentistas e enfermeiros para que sejam resolutivos”, disse.•.

A Região Metropolitana de Saúde é composta por 20 municípios. Afonso Cláudio, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão e Guarapari. Mais Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Santa Leopoldina. Inclui ainda Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Serra. Além Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Os editais do Saúde Fácil foram publicados por região para garantir que as consultas sejam ofertadas o mais próximo possível de onde o usuário reside. Assim, ele poderá ser atendido mais próximo de casa.

A primeira etapa do Saúde Fácil foi lançado em Cachoeiro de Itapemirim, contemplando 26 municípios da macrorregião. Foram disponibilizados 28 mil consultas nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cardiologia, gastroenterologia e ortopedia.

Credenciamento

O credenciamento das instituições para a realização de consultas e exames será de forma regionalizada para evitar o deslocamento dos pacientes do interior para a Grande Vitória.

A intenção é que esses serviços fiquem mais próximos da população. Em outubro do ano passado, a Secretaria da Saúde (Sesa) lançou editais para o credenciamento de instituições privadas, com fins lucrativos e sem fins lucrativos, interessadas em participar do programa.

No total, o Governo do Estado investirá R$ 2.634.090,00 para ofertar mais de 87 mil consultas direcionadas às quatro regiões de saúde do Espírito Santo.

SUS Capixaba

Inovação no sistema de saúde capixaba por meio dos credenciamentos e acesso a consultas médicas especializadas. Descentraliza o serviço de saúde e leva assistência médica especializada para mais perto da população dentro da sua região.

*Da redação, com informações do Governo ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade