22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam ao ES

Previsão é de que o imunizante chegue aos municípios nesta sexta (23). Cidades da Grande Vitória começam a vacinar no sábado (24)

Por Kebim Tamanini

O Espírito Santo recebeu, nesta quinta-feira (22), as primeiras doses da vacina contra a dengue. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Ministério da Saúde enviou 58.530 unidades do imunizante, que serão distribuídas para 23 municípios. A previsão é que a entrega aconteça nesta sexta (23).

- Continua após a publicidade -

Inicialmente, quando a vacina chegou ao Brasil, o Ministério da Saúde havia listado, com base na incidência da doença, os municípios que receberiam as primeiras doses. Na ocasião, apenas 20 cidades capixabas se enquadraram nesse critério. No entanto, outras três cidades da Região Metropolitana de Saúde também serão contempladas: Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.

Além das mudanças nos municípios contemplados, houve uma alteração no público-alvo a ser imunizado. Inicialmente, a vacinação estava destinada a crianças de 10 a 14 anos. Porém, devido à quantidade limitada de doses, o Ministério da Saúde decidiu priorizar apenas as duas primeiras faixas etárias (10 e 11 anos).

Início da vacinação

A data para início das aplicações ficará a critério de cada município. Na Grande Vitória, Vitória, Vila Velha e Serra iniciam a campanha neste fim de semana.

Vitória anunciou no fim desta quinta (22) que vai abrir o agendamento das vacinas nesta sexta (23), a partir das 12h, no site da prefeitura (clique aqui) ou pelo app Vitória Oline. Serão disponibilizadas 4.020 doses da vacina. 

No sábado (24), a ação será nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Jardim da Penha, Santo Antônio, Conquista, Maria Ortiz, Consolação e Maruípe. Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, a campanha acontece em todas as unidades da Capital, também por meio de agendamento online.

Vila Velha vai começar a vacinar o publico-alvo – crianças de 10 e 11 anos – , neste sábado (24), no Shopping Praia da Costa, das 11 às 18h. As vagas vão ser disponibilizadas mediante agendamento a ser realizado, nesta sexta-feira (23), às 15h, no site da Prefeitura

A cidade recebeu 11.026 doses. No sábado, serão disponibilizadas 600 doses do imunizante. As vagas para agendamento serão abertas também para imunização na próxima semana, nas seguintes Unidades de Saúde: Coqueiral de Itaparica, Jaburuna, Ponta da Fruta, Ulisses Guimarães, Vale Encantado, Vila Garrido, Paul e Ibes.

Na Serra, o agendamento está marcado para as 16h, desta sexta (23), neste link. Porém, neste sábado (24), terá vacinação sem precisar de agendamento no Serra +Cidadã, em Balneário Carapebus. A ação ocorrerá das 9h às 16h. 

Vale lembrar que, para se vacinar em qualquer cidade, é necessário levar um documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS, além da Caderneta de Vacinação.

Subsecretário da Sesa informa que a Qdenga será disponibilizada inicialmente apenas para os jovens
Ministério da Saúde divulgou quando enviará a vacina para os estados. Foto: Reprodução

Conforme anunciado em entrevista à ES BRASIL, o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou que o esquema vacinal consistirá em duas doses. As vacinas destinadas para a aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente pelo Ministério da Saúde, seguindo o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema vacinal.

Os 23 municípios contemplados são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cláudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Itarana, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.

Casos de dengue no ES

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (22), já foram registrados 25.276 casos da doença até a sétima semana de 2024, além de duas mortes confirmadas em todo o estado. O que chama ainda mais atenção é o crescimento contínuo desses números semana após semana.

Com uma incidência de 621,94 casos por 100 mil habitantes na semana epidemiológica, o estado alcançou um nível alto no indicador de alerta para o Ministério da Saúde. Para entender melhor a evolução dos casos, confira na tabela abaixo os números das últimas cinco semanas:

WordPress Tables Plugin

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA