22.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

Após passar por restauração, o Viaduto Caramuru é inaugurado

Perto de completar 100 anos, o monumento estava sendo esquecido

Por Kebim Tamanini

O Viaduto Caramuru, com uma estrutura de 40 metros de comprimento e largura média de 8,42 metros, passou por uma restauração que custou R$ 800 mil aos cofres públicos. Este símbolo capixaba, que completará seu centésimo ano em 2025, estava sendo esquecido pelas autoridades.

- Continua após a publicidade -

O Secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perim, incluiu a reforma no pacote de revitalização do Centro Histórico. “Estamos realizando intervenções para restaurar prédios históricos no Centro, como o Mucane, o Viaduto Caramuru e o Mercado da Capixaba. Isso representa o respeito pela cultura de Vitória. Essas intervenções resgatam o significado histórico que Vitória sempre teve para os cidadãos”, explicou.

Perim também mencionou que várias melhorias foram feitas no viaduto, incluindo a manutenção e recuperação do tabuleiro, adornos, postes, muros de arrimo e do pavimento de concreto, além do tratamento anticorrosivo nos trilhos remanescentes.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, o viaduto originalmente possuía seis postes, mas apenas cinco foram encontrados e passaram por recuperação. “Todos foram levados para a fundição Fund-Arte em Água Doce do Norte, onde foram lixados e receberam pintura na cor Bronze Anjo. Uma das peças originais serviu de modelo para a fundição de uma réplica, que ocupou o lugar do sexto poste, que não foi encontrado”, explicou o secretário sobre o processo de recuperação.

A inauguração está agendada para esta quinta-feira (28), às 18h30, e contará com música de chorinho, uma apresentação interativa com os atores do Grupo Campanelli, pipoca, algodão-doce e um pula-pula.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA