Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina

A Inteligência artificial ou a tecnologia de aprendizado pelas máquinas aplicada de forma ampla também vai mudar como nos relacionamos com computadores e dispositivos.

Há aproximadamente 50 anos, um filme apresentava uma realidade em que os computadores interagiam com os humanos através de linguagem natural e até tinham sentimentos. O ano era 1968 e o filme 2001: Uma odisseia no espaço. Na época, tudo isto parecia muito distante quase inatingível. Pois este futuro está quase aqui.

Esta evolução, para alguns inesperada, reflete o desenvolvimento exponencial em algumas áreas da tecnologia como reconhecimento de voz e imagem ou mesmo a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina (ou em seu termo em inglês Machine Learning).

Mas o que significam exatamente estes termos? A Inteligência Artificial (IA) é definida como o sistemas que possam perceber o ambiente onde estão e tomar atitudes para executar de forma adequada uma certa tarefa, ou seja os computadores podem “olhar em volta” e tomar decisões de forma autônoma.

Na mesma linha, o aprendizado de máquina dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados (ou instruídos). Ainda não há uma visão universal sobre a diferença de significados entre esses dois termos e alguns pesquisadores consideram a IA e a aprendizagem de máquina como pontos de vista diversos para um mesmo assunto.

E como isto está afetando e vai afetar ainda mais a nossa sociedade?

Vamos imaginar uma aplicação destas tecnologia no comércio. Se antes o dono de uma loja tinha que pessoalmente acompanhar os hábitos de compra de seus clientes para pensar na sua próxima estratégia de vendas, hoje a tecnologia já permite métodos bem mais refinados e assertivos para acompanhar tendências e comportamentos e, com isso, evidentemente, vender mais. Você já se deparou com as recomendações de compra de lojas online ou de filmes do Netflix? Quase sempre acertam na preferência do consumidor. Não é só no varejo, áreas tão diversas como veículos autônomos ou negociações financeiras estão se beneficiando destas tecnologias.

As soluções de aprendizado de máquina podem ser utilizadas em áreas como a detecção de fraudes, resultados de pesquisa na Web, previsão de falhas em equipamentos e filtragem de SPAMs no e-mail.

E qual serão os próximos passos?

Os computadores podem aprender a fazer algumas coisas quase tão bem quanto um humano com muito menos dados, e para muitas tarefas hoje em dia, quase pode ser bom o suficiente, especialmente se o computador for capaz de lidar com situações que não necessitem de um supervisor humano.

A Inteligência artificial ou a tecnologia de aprendizado pelas máquinas aplicada de forma ampla também vai mudar como nos relacionamos com computadores e dispositivos. Neste caso muitas funções e processos podem ser realizados por aplicações ao invés de humanos.

Os caminhos possíveis para a IA e o aprendizado de máquina ainda são uma incógnita, pela multiplicidade de oportunidades que surgirão no curto prazo. O certo é que, quem está esperando que os próximos 10 anos serão parecidos com os últimos 10 realmente vai perder as oportunidades e possivelmente o emprego, assim é bom ficar de olho nestas duas tecnologias.


Gilberto Sudré

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!