24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Evento debate competitividade dos portos capixabas

Evento debate competitividade dos portos capixabasSetor portuário capixaba vivencia transformações, que aumentarão a demanda por mão de obra especializada. Este será um dos temas em debate no evento, realizado na faculdade UCL.

Com o objetivo de pensar maneiras para alavancar a produtividade e a competitividade do Complexo Portuário do Espírito Santo, será realizada, na próxima quinta-feira (12) a mesa redonda “O aumento da competitividade dos Portos Capixabas”. O debate será focado na importância da qualificação profissional, e acontece a partir das 08h, na Faculdade UCL, em Manguinhos, na Serra.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, os portos capixabas demandam para sua rotina diária de funcionamento profissionais de diversas áreas, como por exemplo os chamados trabalhadores portuários avulsos, gerenciados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária Avulsa do Espírito Santo (Ogmo-ES), que atuam na movimentação de cargas nos portos e terminais. Existe, entretanto, uma carência de mão de obra especializada nessa área e a tendência é o aumento dessa demanda, uma vez que cresce aceleradamente a utilização de equipamentos portuários equipados com moderna tecnologia.

O engenheiro Sandro Lobato, da Faculdade UCL, lembra que o número de profissionais especializados hoje é insuficiente até para atender às necessidades dos portos já existentes. “Com a expectativa de novos terminais no Espírito Santo, a demanda por esses profissionais vai aumentar. E essa capacitação não se faz de um dia para o outro. É preciso trabalhar com antecedência, para que os portos e terminais possam contar com trabalhadores portuários qualificados quando necessitarem”, afirmou.

Pensando nisso, durante o evento será feita apresentação e demonstração dos recursos e aplicativos de simuladores em cursos e treinamentos de trabalhos portuários. A mesa redonda será composta pelo presidente da Associação dos Empresários da Serra (Ases) e diretor Responsável pela UCL Marítima e Portuária, Sandro Lobato; pelo diretor da Ogmo-ES e presidente da Associação dos engenheiros dos Portos do Estado do Espírito Santo (Aenportes), Marcos Zanotti Breciani; pelo pesquisador do laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da Cappe – UFRJ, Gerson Gomes Cunha, e pelo gerente executivo da Ogmo-ES, Julio Cesar Freitas Rangel.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (27) 3434-0100.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA