20.5 C
Vitória
segunda-feira, 17 maio, 2021

Arte Emergencial: websérie com artistas capixabas estreia nesta semana

O primeiro episódio vai ao ar nesta sexta-feira (15/4), às 18 horas, no canal oficial do projeto. Ao todo, serão oito capítulos dedicados à Arte e Cultura

O projeto “Arte Emergencial”, idealizado pela produtora artística Cora Made, nasceu na pandemia da Covid-19 com o propósito de colocar a arte capixaba em voga. A iniciativa consiste em uma websérie virtual de oito episódios referentes à cultura, oportunizando um espaço de debate e diálogo com os artistas convidados.

O primeiro vídeo vai ao ar nesta quinta-feira (15/4), às 18 horas, no canal oficial do projeto. A Música será o tema principal do episódio, que terá a participação especial do cantor e compositor Nano Vianna. Os demais episódios vão abordar, respectivamente, assuntos relacionados ao Teatro, Dança, Literatura, Cinema, Filosofia, Arte & Educação e Psicologia.

Desenvolvida pela Made Produções, a websérie recebeu apoio Secretaria da Cultura (SECULT-ES), via Lei Aldir Blanc, que visa ajudar os profissionais a superar os desafios impostos pela pandemia. Além de dar destaque aos artistas que produzem conteúdo no Espírito Santo, a websérie também pretende despertar reflexões acerca do papel da Arte, especialmente neste período de isolamento social.

“A ideia surgiu naturalmente a partir de um incômodo pessoal, pois o nosso setor foi um dos últimos a receber apoio e, ao mesmo tempo, a classe artística estava bastante empenhada em produzir conteúdo de qualidade na internet. O acesso à cultura e o consumo de arte é essencial para a manutenção da saúde mental. Foi pensando justamente na relevância do nosso papel enquanto artistas é que convidei alguns profissionais para debaterem o tema na websérie”, explica a produtora artística e autora do projeto, Cora Made.

Ainda de acordo com a produtora, por trás do nome “Arte Emergencial” há uma provocação direta para os espectadores.

“Significa um pedido de socorro, já que a arte também salva as pessoas de emergências emocionais. Grande parte da sociedade ainda tem uma visão romantizada, por isso precisamos provocar as pessoas que estão na internet para que elas entendam e reconheçam o valor que a arte tem na vida de cada um”, reflete.

Arte-Emergencial
Foto: Divulgação

Websérie

Os episódios serão exibidos no canal oficial do projeto no YouTube. Outras duas lives também estão programadas para acontecer no Instagram (@arte.emergencial). Veja abaixo as datas e os profissionais convidados.

Episódio 1 – Música (15 de abril): Nano Vianna, cantor e compositor.

Episódio 2 – Teatro (22 de abril): Patricia Galetto, atriz e pesquisadora de Mímica, Teatro Físico, Teatro de Animação e Máscaras.

Episódio 3 – Dança (27 de abril): Juliander Agrizzi, bailarino, professor e pesquisador em Dança.

Episódio 4 – (29 de abril) – Literatura: Lívia Corbellari, escritora, produtora e jornalista.

Episódio 5 – (4 de maio) – Cinema: Anderson Bardot, graduado em Cinema e Audiovisual.

Episódio 6 – (6 de maio) – Filosofia: Leonardo Machado, mestre em Filosofia e pesquisador das relações entre arte e política.

Episódio 7 – (11 de maio) – Arte e Educação: Brisa Marina, bacharel em Artes Plásticas e especialista em Educação e Direitos Humanos.

Episódio 8 – (13 de maio) – Psicologia: Carla Carrion, psicóloga e mestre em Psicologia Institucional.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade