21 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Wanderson Bueno lidera pesquisa eleitoral em Viana

Atual prefeito Wanderson Buenos é o favorito entre os eleitores no cenário espontâneo e estimulado

Por Robson Maia

O atual prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), lidera a pesquisa de intenção de votos no levantamento divulgado nesta sexta-feira (14) pela Futura. O gestor aparece com ampla vantagem em relação aos demais concorrentes tanto no cenário espontâneo, em que não são indicados os candidatos aos entrevistados, quanto no cenário estimulado, em que os entrevistados são informados dos candidatos.

- Continua após a publicidade -

O levantamento aconteceu entre os dias 6 e 11 de junho, contando com 400 entrevistados. As entrevistas foram conduzidas por telefone e assistido por computador com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%, sendo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-02398/2024.

No cenário espontâneo, Wannderson aparece com ampla vantagem, sendo preferido por 50,1% dos eleitores. Luzinete Deolindo (DC) foi o segundo mais lembrado, com 0,6% dos eleitores. O ex-vice-prefeito José dos Santos da Silva (PDT) e o ex-secretário estadual de Meio Ambiente Fabrício Machado (PV) aparecem empatados com 0,2% da intenção de voto.

Votos brancos e nulos somaram 2,2%, enquanto não sabem, não responderam ou indecisos, 42,1%. 4,6% dos eleitores responderam nomes que não estão envolvidos na disputa.

Já na pesquisa estimulada, foram apresentados os quatro nomes dos candidatos aos entrevistados. Neste caso, a vantagem de Wanderson foi ainda maior: 73,1% citaram o atual prefeito como opção de voto. José dos Santos da Silva aparece em segundo, com 4,4% da intenção de voto, enquanto Fabrício Machado tem 2,5%, e Luzinete Deolindo com 1,4%.

Brancos e nulos somam 4,4%, enquanto não sabem, não responderam ou indecisos somam 14,3%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA