22.7 C
Vitória
terça-feira, 15 DE outubro DE 2024

Wanderson Bueno aparece na liderança em nova pesquisa de Viana

Atual prefeito, Wanderson Bueno tem ampla vantagem sobre adversários, conforme divulgado em nova pesquisa eleitoral

Por Robson Maia

O prefeito e candidato à reeleição, Wanderson Bueno (Podemos), aparece novamente na liderança no levantamento divulgado pela Futura na última segunda-feira (9). O atual gestor tem ampla vantagem sobre os adversários tanto no cenário estimulado, quanto no cenário espontâneo.

- Continua após a publicidade -

O estudo foi realizado com 400 eleitores do município da Região Metropolitana capixaba, de 16 anos ou mais, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2024. As entrevistas foram realizadas por telefone, com assistência de computador. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número: ES-02087/2024.

Wanderson Bueno aparece na liderança em nova pesquisa de Viana
Atual gestor, Wanderson Bueno tem preferência do eleitorado de Viana, de acordo com estudo – Foto por Willian Girelli/ES Brasil

No cenário espontâneo, quando os eleitores indicam sua opção de voto sem que os envolvidos no pleito sejam informados, o candidato do Podemos lidera com 66,5%, seguido pelo ex-secretário de Estado Fabrício Machado (PV) com 9,6%. Na terceira posição aparece Luzinete Deolindo (DC) comm 0,2%. Outros candidatos foram citados por 0,9%. Brancos e nulos são 2,6% e os indecisos são 20,3%.

Já no cenário estimulado, quando são informados os candidatos envolvidos na disputa, Bueno tem 79,4% das intenções de voto, ante 11,5% de Machado. Luzinete Deolindo (DC) segue em terceiro, desta vez com 1,1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 2,3% e os indecisos 5,7%.

LEIA MAIS
Companhia aérea vai pesar passageiros antes de embarque para voos internacionais - Foto: Reprodução Wikipedia Ales aprova incentivo à aviação comercial no ES - Medida aprovada pelo Legislativo visa evitar situações como a saída da Azul de Linhares; Proposta para a aviação foi do Executivo
padilha_regulamentação_reforma_tributária Padilha fala em regulamentar tributária até dezembro - Em entrevista após reunião com o presidente Lula, o ministro também criticou propostas legislativas que miram a Suprema Corte

Candidatura de Fabrício Machado foi impugnada

O ex-secretário estadual de Meio Ambiente, Fabrício Machado, teve a candidatura à Prefeitura de Viana impugnada pela Justiça Eleitoral. A decisão do juiz Ricardo Garschagen Assad leva em consideração a ação movida pelo pelo partido Democracia Cristã (DC) de Viana, da candidata Luzinete Deolindo.

No pedido à Justiça, o DC alega que Machado ocupava o cargo de secretário-geral do Consórcio Brasil Verde após o limite previsto pela legislação eleitoral. De acordo com a Resolução que definiu as regras eleitorais de 2024, os prazos para a desincompatibilização variam de três a seis meses, dependendo da classe a que o agente público pertence. A pessoa que deseja concorrer deve estar desincompatibilizada oficialmente no tempo estabelecido, sob pena de ter o pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral.

Wanderson Bueno aparece na liderança em nova pesquisa de Viana
Ex-secretário estadual de Meio Ambiente, Fabricio Machado desafiará Wanderson Bueno pelo Executivo de Viana – Foto: Reprodução/Linkedin

Machado foi exonerado do cargo no dia 5 de abril, conforme consta no Diário Oficial do Espírito Santo. Contudo, a ação movida pelo DC aponta que o parlamentar seguiu exercendo funções apesar da saída formal.

O juiz da 47ª Zona Eleitoral de Viana, Ricardo Garschagen Assad, concordou com a tese do DC de que Machado exerceu funções ligadas ao cargo mesmo após o desligamento. O magistrado indeferiu a candidatura de Machado e considerou-a impugnada.

O candidato, que preside o PV no município, recorreu da decisão e afirmou, por meio de assessoria, que está tranquilo em relação à candidatura.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA