25.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Você sabe que dia é hoje?

A data foi instituída em 2014, mas o que pouca gente sabe é que essas carinhas foram criadas há mais de 20 anos

Por Márcia Rodrigues

Você sabe que dia é hoje?
 

Se você é um aficionado dessas expressivas figurinhas, cada vez mais utilizadas em trocas de mensagens em todas as redes sociais, pode já ter adivinhado: hoje é o Dia Mundial do Emoji.

- Continua após a publicidade -

A data foi instituída em 2014, mas o que pouca gente sabe é que essas carinhas foram criadas há mais de 20 anos! E, assim como nós, seus usuários e fãs, passaram (e passam ainda) por todo um processo evolutivo até chegarem ao que são hoje.

Mas por quê 17 de julho? A data foi escolhida por causa do emoji de calendário do iOS, que exibe 17 de julho na figura. E a Apple escolheu essa data para o seu ícone porque foi neste dia, em 2002, que o aplicativo de calendário foi lançado.

Você sabe que dia é hoje?

Confira outras curiosidades sobre os emojis:

  • Em 2021, mais de um em cada cinco tuítes utilizava emojis, segundo a Emojipedia – sim, existe uma enciclopédia dos emojis! Lá você encontra todas as figurinhas e seus significados, assim como estatísticas de uso pelo mundo.
  • Você sabe que dia é hoje?Anualmente, desde 2017, a Emojipedia realiza o World Emoji Awards, premiação que reconhece os ícones mais utilizados no mundo, com direito a cerimônia oficial. A figurinha eleita é determinada por estatísticas que analisam o número de acessos às páginas da Emojipedia, e também por votação no Twitter. Primeiro, os usuários votam para eleger os indicados, que depois concorrem entre si em nova votação. Participam da competição todos os emojis lançados no ano anterior. Em 2022, o vencedor foi o emoji de “carinha derretendo”. Segundo explicou o site, ele é usado “com sarcasmo”, para “falar sobre calor extremo” e “metaforicamente, para falar sobre constrangimento, vergonha ou uma sensação de pavor”.
  • O objetivo da criação dos emojis foi facilitar a comunicação em um sistema de Internet móvel que acabava de surgir. Os primeiros emojis da história foram criados pelo designer de interface japonês Shigetaka Kurita, em 1999. Ele trabalhava para a NTTDoComo, empresa de telefonia celular do país, e criou um pacote com 176 ícones para serem utilizados em pagers e celulares da companhia usados por adolescentes. Todo o pacote ocupava pouco mais de 3kb. Segundo o desenvolvedor, a inspiração para as imagens foram os mangás, os pictogramas e revistas japonesas.
Você sabe que dia é hoje?
Pacote com primeiros emojis foi criado em 1999 — Foto: Reprodução/Kickstarter
  • Em outubro de 2016, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) incluiu na sua coleção o pacote de 176 emojis originais criados por Shigetaka Kurita. O espaço já havia abrigado itens de inovação de design que alteraram radicalmente o mundo, como os celulares, computadores pessoais e o símbolo de “@”. Assim, os emojis representavam uma nova reflexão sobre os costumes associados à escrita, e as mudanças que eles simbolizam.
  • Qualquer pessoa pode sugerir a criação de um emoji para a Unicode, consórcio que os administra e periodicamente os atualiza globalmente, liberando-os para uso em todos os sistemas operacionais. Para adicionar um novo emoji, é necessário atender a diversos critérios, como a frequência de uso do emoji em caso de aceitação, o quão necessário ele é no momento e uma comprovação de que há demanda para aquela figura. Caso você atenda a esses requisitos, precisa enviar protótipos do desenho do emoji de forma oficial para a Unicode, com especificações técnicas e dimensões exatas de tamanho e aplicabilidade. O processo entre o envio da sugestão, aprovação e lançamento do emoji pode levar até um ano e meio.

Você sabe que dia é hoje?

Os mais usados no Brasil e na América do Sul

O site Crossword-solver pesquisa e monta o ranking dos emojis mais utilizados nos países e continentes do mundo. O preferido dos brasileiros é o coração vermelho, preferência compartilhada com a maioria dos nossos vizinhos sul-americanos. Em seguida, vem a carinha rolando de rir. Apenas três países destoam: a Bolívia e a Guiana utilizam suas bandeiras e a Venezuela utiliza as mãos unidas em oração. Podemos entender (e lamentar) o porquê.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA