23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Vitória começa a recuperar restinga da Curva da Jurema

Prefeitura e Zurich Airport lançam programa de recuperação de restinga nesta quarta

Por Rafael Goulart

O programa de recuperação da restinga da Curva da Jurema começará nesta quarta (22) com uma cerimônia de lançamento que será realizada às 9h na praia da Guardaria com a Prefeitura de Vitória e a Zurich Airport.

- Continua após a publicidade -

O evento dará início à recomposição da restinga local. A recuperação ambiental será feita por meio do plantio de espécies nativas desenvolvidas em viveiro do próprio município que permitirão o restabelecimento de um ecossistema equilibrado, favorecendo a flora e a fauna da região.

Serão recompostos 24 mil metros quadrados de área de restinga na Curva da Jurema, abrangendo desde a ponta do Iate Clube até os quiosques próximos à Ilha do Boi.

“A vegetação tem grande importância ambiental, garante a proteção da biodiversidade, dos mananciais de água, de barreiras contra o vento e o equilíbrio climático. Um solo com vegetação preservada mantém sua estrutura, suas características e garante maior segurança”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

A recuperação de áreas de restinga está prevista no Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Aeroporto de Vitória e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e é uma medida para compensar os impactos gerados por obras feitas na época em que o aeroporto era administrado pela Infraero, segundo a prefeitura.

Aeroporto

A parceria com a Zurich Aiport também prevê a recuperação de 145 mil metros quadrados de área de restinga no interior do terreno do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória.

Camburi

O município já concluiu a recuperação de 140 mil metros quadrados de área ao longo da Praia de Camburi, com 15.572 mudas plantadas entre espécies rasteiras, arbustivas e arbóreas, além de cercar as áreas em recuperação.

Restinga

O termo restinga se a área de areia próximo do mar em que geralmente há formação de dunas de areias que geralmente são revestida de vegetação baixa, plantas arbustivas e herbáceas. 

A restinga é rica em biodiversidade e essencial para sobrevivência de várias espécies, além de oferecer proteção contra ação do mar e do vento.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA