Vitória amplia acesso a exames e consultas especializadas

0
274
Mais de 15 mil pessoas aguardam por até dois anos para esses procedimentos médicos na capital
Os exames como ressonância magnética são oferecidos até o momento pelo governo do Estado. Foto: PNI

Mais de 15 mil pessoas aguardam por até dois anos para esses procedimentos médicos na capital 

Por Kebim Tamanini

A partir deste mês, os moradores de Vitória contarão com uma expansão nos serviços de saúde oferecidos pelo município. A Prefeitura oferecerá exames de alta complexidade e consultas especializadas em neurologia e psiquiatria. Anteriormente disponibilizados apenas pelo governo do Estado, exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, cintilografia (medicina nuclear), eletroencefalograma e polissonografia. 

- Continua após a publicidade -

Iniciando com a disponibilidade de 32.500 vagas tem o objetivo de diminuir as longas filas de espera que têm prejudicado milhares de pessoas na cidade. Além disso, serão disponibilizadas 69.990 consultas por ano, das quais 37.321 serão em psiquiatria e 36.669 em neurologia. Os dois programas estão recebendo aportes de  R$ 10,3 milhões dos cofres públicos.

De acordo com informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, atualmente mais de 10.000 pessoas aguardam por até dois anos para realizarem esses exames de alta complexidade, e mais de 5.000 estão na fila por consultas de psiquiatria e neurologia.

Com a oferta de consultas especializadas em neurologia e psiquiatria será ampliada em quase 10 vezes em relação aos números atuais. Atualmente, em média, são realizadas apenas 5 mil consultas de neurologia e cerca de 3.200 consultas de psiquiatria por ano.

“Estamos cientes da situação crítica enfrentada por mais de 15.000 moradores de Vitória que aguardam por esses serviços por mais de dois anos. A alta complexidade sempre foi uma exclusividade do estado do Espírito Santo e agora Vitória também está ofertando”, declarou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.