No aniversário de Vitória, a revista ES Brasil te convida para conhecer alguns lugares icônicos para ver a ilha de todas diversas formas
Por Erik Oakes
Neste domingo, dia 8 de setembro de 2024, Vitória completa 473 anos cheia de charme, história, natureza e lazer, proporcionando uma experiência completa para quem deseja explorar a capital capixaba. Para celebrar essa data, o site da ES Brasil te ajuda nesta expedição indicando alguns dos locais mais charmosos e icônicos da cidade.
A capital do Espírito Santo oferece desde belas praias até passeios históricos, sendo um destino ideal para quem busca diversidade. Confira abaixo um roteiro para curtir o aniversário de Vitória.
1. Mirante da Fonte Grande: Vista Panorâmica da Ilha
Comece o dia no Mirante da Fonte Grande, o ponto mais alto da cidade, localizado a 309 metros de altitude no Parque da Fonte Grande. De lá, é possível ter uma vista espetacular de toda a ilha de Vitória, incluindo suas praias, morros e bairros históricos. O parque ainda conta com outros três mirantes espalhados nos 218 hectares do mais importante remanescente de Mata Atlântica na cidade. A entrada no parque é permitida de terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30. Ele é realizada pela Av. Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória. Não paga nada para entrar.
2. Pedra da Cebola: Natureza e Relaxamento
Depois de admirar a cidade do alto, uma ótima opção é seguir para o Parque Pedra da Cebola, localizado no bairro Jardim da Penha. Conhecido por suas formações rochosas peculiares – incluindo a pedra que dá nome ao local – o parque é perfeito para uma caminhada tranquila ou um piquenique em família. Com áreas verdes e lagos, é um ponto de encontro para quem busca lazer e relaxamento em meio à natureza. O parque funciona todos os dias das 5h às 22h, exceto segundas-feiras quando é fechado para manutenção das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
3. Passeio de Bike pela Beira-Mar: Atividade e Cenário
Para quem gosta de atividades físicas, o passeio de bike pela Beira-Mar é uma escolha excelente. O percurso, que vai desde o Centro até o Horto Mercado, podendo se estender até a Curva da Jurema, oferece uma bela vista do mar. Com o isolamento de uma das pistas da avenida aos domingos e feriados, é possível apreciar durante a passagem ou até mesmo parar para curtir a vista do Porto de Vitória, do Penedo, do Forte São João (podendo parar para almoçar no Bistrô Saldanha), da Praça do Papa e muito mais. O vento fresco e o som das ondas tornam o trajeto ainda mais agradável, proporcionando um momento revigorante em contato com a natureza. A proposta é que a via ganhe num futuro próximo intervenções urbanísticas que vão facilitar ainda mais o passeio por seu percurso.
4. Centro Histórico de Vitória: Cultura e Tradição
A capital capixaba também guarda muita história. O passeio pelo Centro Histórico de Vitória é uma viagem no tempo, passando por construções coloniais, igrejas e museus que remontam ao período de fundação da cidade. Vale a pena visitar a Catedral Metropolitana, o Convento de São Francisco e o Palácio Anchieta, locais que guardam a memória e a cultura da cidade, além de oferecerem uma arquitetura rica e envolvente. Para quem curte a boemia, vale voltar à noite para curtir algumas opções como o Casa de Bamba e o Bar da Zilda para tomar uma cerveja e ouvir um sambinha.
5. Praia na Curva da Jurema: Sol e Mar
Se a ideia é relaxar ao sol, a Curva da Jurema e a Guarderia são as praias ideais. Localizadas entre a Ilha do Frade, a Praia do Canto e a Enseada do Suá, suas águas calmas e o ambiente familiar fazem dela um dos pontos mais procurados pelos moradores e turistas. Além de tomar um banho de mar, é possível praticar esportes na areia e aproveitar a vista para o pôr do sol, que fecha o dia com chave de ouro. O local ainda conta com restaurantes e quiosques (Épico Beach Bar, Clericot Café, El Gitano, Mangalô, Kiosque Pinguim Pescador, Flammes Bar, Kiosque do Alemão e Alemão Gastrobar) para quem quer curtir o dia de sol com todo o conforto.
6. Almoço na Ilha das Caieiras: Sabor Autêntico da Moqueca Capixaba
Depois de um passeio pela história da cidade, nada melhor do que uma pausa para o almoço em um dos locais mais tradicionais de Vitória: a Ilha das Caieiras. Conhecida por seus restaurantes especializados em frutos do mar, esse é o lugar ideal para degustar a famosa moqueca capixaba, um dos pratos mais emblemáticos do Espírito Santo. Além da culinária autêntica, o local oferece uma vista única do manguezal e do Rio Santa Maria, proporcionando uma experiência gastronômica inesquecível.
Então, aproveite o feriado e descubra esses pontos que tornam a cidade única!