26.1 C
Vitória
sexta-feira, 3 abril, 2020

Ministro da Justiça elogia programa de enfrentamento a violência do ES

Leia Também

Número de casos de covid-19 sobe para 7.910 e mortes chegam a 299

Nas últimas 24 horas, foram 58 novas mortes. O resultado é o maior série histórica. Quanto ao perfil das vítimas, 58% eram homens e 42%, mulheres.

Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI

A projeção inicial foi baseada na estimativa de que o PIB global encolherá 1,1% em 2020. A quantidade exportada deve cair 56 milhões de toneladas.

Governadores do Sul e Sudeste cobram ações econômicas à União

Representantes legam queda em suas arrecadações e demandam do Governo Federal uma maior ação pelo fato da maior parte dos tributos serem destinados a União.

Ales: Fundo de Aval em pauta na segunda sessão virtual

Projeto de Lei autoriza o Estado a aportar R$ 100 milhões em Fundo Privado de Aval que será operado pelo Bandes. Outras quatro prostas também serão votadas.

Sergio Moro também esteve em Cariacica para acompanhar encaminhamentos do projeto-piloto da pasta no município

O programa Estado Presente em Defesa da Vida, realizado pelo Governo do Espírito Santo para enfrentamento e prevenção da violência, com foco, especialmente, nos crimes letais, foi elogiado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, durante visita ao Estado nesta terça-feira (29). Ele participou de uma apresentação do programa, feita pelo governador Renato Casagrande, em reunião no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

Casagrande apresentou mais detalhes sobre o programa, implantando em 2011 durante a sua primeira gestão à frente do Executivo estadual e que foi retomado este ano após ser descontinuado em 2015. Desde a implantação, o Estado Presente tem reduzido de forma significativa a taxa de homicídios e outros tipos de crimes no Espírito Santo.

“O programa não se baseia apenas no enfrentamento do crime, mas também passa pela inserção de políticas públicas nas áreas de atuação do Estado Presente, além da gestão do sistema prisional. A redução nos números de crimes contra a vida e patrimônio mostram que estamos no caminho certo, mas temos muitos desafios pela frente. Recebemos representantes de todos os setores que integram o programa. Vamos seguir fortalecendo os eixos policial e social para que possamos conseguir chegar ao menor número de homicídios da série histórica do nosso Estado”, afirmou o governador.

O ministro Sergio Moro pontuou que o Estado Presente é “conhecido e bem falado em todo o País”. Ele destacou o foco do programa na integração e troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública. “Meus cumprimentos pelo Programa Estado Presente. Os dados que nós vemos refletem que houve uma inegável redução na taxa de homicídios, principalmente a partir de sua implantação, em 2011. Uma redução de uma taxa de mais de 50 homicídios por 100 mil habitantes para 23 por 100 mil é algo impressionante. O que nos deixa um desafio muito grande, de não deixar subir e sim de reduzir essa taxa”, disse.

O Estado Presente tem foco, especialmente, nos crimes letais, como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal, com atuação em dois eixos: um, policial, e outro, social, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e da promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social.

“Fiquei bastante animado com os indicadores de setembro”, disse o ministro, ao referir-se ao fato de pelo nono mês consecutivo, o Espírito Santo ter registrado queda na quantidade de assassinatos, alcançando a melhor marca desde 1996. De janeiro a setembro deste ano, ocorreram 702 homicídios, o que equivale a 150 vidas poupadas em relação às mortes violentas registradas no mesmo período do ano passado, uma queda de 17,6% em termos percentuais.

Também como resultado do trabalho realizado pelo Programa Estado Presente, que é classificado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos mais completos e eficazes projetos na prevenção e enfrentamento à criminalidade, o mês de setembro de 2019, isoladamente, registrou o menor número de homicídios da série histórica. Ao todo, houve 72 assassinatos nos 30 dias. O menor número registrado anteriormente, há 23 anos, foi 89. Em relação a 2018, foram 19 assassinatos a menos, representando uma redução de 20,8%.

O ministro da Economia e Justiça Sergio Moro visitou o Estado do Espírito Santo no dia 29 de outubro
Moro disse que o programa Estado Presente é conhecido e bem falado em todo o país (Foto – Renato Cabrini)

Parceria

O ministro da Justiça e Segurança Pública, que acompanha no Estado as atividades do projeto “Em Frente, Brasil” que a União realiza em Cariacica e em outras quatro cidades brasileiras, visando ao enfrentamento à criminalidade violenta, agradeceu ao governador Renato Casagrande pela hospitalidade e a parceira no programa.

“A ideia é integrar Federação e Estados, focando nos municípios com mais violência. A gente sabe que o trabalho é difícil. A União tradicionalmente não atua muito na violência urbana e nossa ideia com o programa foi mudar isso. A gente enviou a Força Nacional, a parte judiciária e iniciamos em agosto. Fiquei animado com setembro e temos que pensar que o programa leva tempo, precisa de ajustes e nosso objetivo é a consistência, não o imediatismo”, disse Moro.

Ele explicou ainda que a segunda etapa do “Em Frente, Brasil” traz políticas sociais e urbanas para a redução da violência. “Acredito que os resultados serão muito positivos. Nosso objetivo é ter uma redução permanente e consistente durante longo tempo”, disse Moro, acrescentando: “Nossa ideia não é só polícia ostensiva, mas também a polícia judiciária. Criminosos perigosos precisam ser retirados de circulação, precisam ser neutralizados”.

Acordo

Durante a visita foi assinado um acordo de cooperação entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o compartilhamento das imagens captadas por câmeras de videomonitoramento instaladas nas rodovias federais que cruzam o Estado. A medida tem como objetivo promover a prevenção e o enfrentamento à violência e à criminalidade no Espírito Santo. O acordo também prevê o intercâmbio dos bancos de dados dos órgãos.

“É mais uma ação que mostra a integração do Espírito Santo com a União, como preconizam o Estado Presente em Defesa da Vida e o Em Frente Brasil. Vamos fazer agora a análise técnica para iniciar a utilização o quanto antes”, disse o secretário Roberto Sá.

Visita do ministro Sergio Moro ao Espírito Santo
Ainda durante a visita, foi assinado um acordo de cooperação entre a Sesp e a PRF para o compartilhamento das imagens captadas por câmeras de videomonitoramento (Foto – Renato Cabrini)

Visita

Na parte da tarde, o governador Casagrande acompanhou as agendas ao lado do ministro Sergio Moro e do prefeito Juninho, em Cariacica. A primeira reunião foi realizada no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na prefeitura. Em seguida, a comitiva seguiu para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Pedro da Silva, no bairro Porto de Santana e, na sequência, as autoridades visitam a tropa da Força Nacional, que está instalada na Academia da Polícia Militar, em Santana, no mesmo município.

Na unidade de ensino, Casagrande comentou sobre outras ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. “O ‘Papo de Responsa’ e ‘Homem que é Homem’, além do Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas], que integram o Estado Presente, junto com as ações da prefeitura, é o segredo do “Em Frente, Brasil”. O segredo de tudo está na educação. Precisamos produzir oportunidades e esperança. Cabe a nós, gestores públicos, nós, famílias, avançarmos para que as pessoas tenham oportunidades. Quanto mais tempo de estudo tem uma sociedade, menos violência acontece”, afirmou.

Leia também
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Vida Capixaba

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!
Continua após publicidade