21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Vila Velha investe R$ 1,3 milhão para revisar Plano Municipal de Saneamento Básico

A prefeitura fará diversos seminários com a sociedade para acolher as demandas dos moradores canela verde

Por Kebim Tamanini

A prefeitura de Vila Velha deu início a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest) e o Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa), ligados à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Esse contrato de consultoria especializada para a revisão do plano prevê investimento de quase R$ 1,3 milhão, com prazo de execução de 300 dias.

- Continua após a publicidade -

O Executivo municipal realizará diversos seminários, tanto virtuais quanto presenciais, proporcionando múltiplas oportunidades para que a população contribua e compartilhe suas perspectivas. No mês de agosto, os seminários serão realizados virtualmente, pelo aplicativo Zoom, sempre das 19 às 21 horas. 

A secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, esclareceu que todas as contribuições apresentadas pela população serão analisadas pela equipe da prefeitura. “As pessoas que não puderem participar ao vivo, terão a possibilidade de enviar contribuições e comentários por meio de um formulário virtual, que será disponibilizado no site do projeto até o próximo dia 29 de agosto”, informou Menara Cavalcante.

Após o ciclo de debates, a prefeitura dará início à revisão do Plano, instituído na cidade em 2015, que contempla o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, o manejo de águas pluviais e de resíduos sólidos.  

A prefeitura fará diversos seminários com a sociedade para acolher as demandas dos moradores canela verde
A população terá espaço para debater as necessidades do município em torno da temática. Foto: Adessandro Reis/ PMVV

A ideia da atualização é atender às mudanças legislativas e normativas federais e estaduais, como o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, de 2020, e o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Espírito Santo. 

O prefeito Arnaldinho Borgo reafirmou o propósito da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. “Investir em saneamento básico é cuidar da saúde da população e do meio ambiente. Vamos construir o tema a várias mãos. Para isso, é fundamental que os moradores nos ajudem a identificar os desafios na prestação desse serviço”, concluiu.

Vale destacar que a próxima edição da revista ES BRASIL trará o panorama completo sobre saneamento no Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA