22.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 junho, 2024

Viana pode criar Dia do Influenciador Digital

Proposta em tramitação na Câmara de Viana homenageia criadores de conteúdo digital; Data escolhida é o 30 de novembro

Por Robson Maia

A Câmara de Viana debate um Projeto de Lei (PL) que cria no município o “Dia do Influenciador Digital”. A proposta, de autoria do vereador Luiz Leonor Zanetti Lube (MDB), conhecido como Lukinha Lube, marca no calendário da cidade o dia 30 de novembro como homenagem aos que exercem funções voltadas para as redes sociais.

- Continua após a publicidade -

Segundo o parlamentar, as pessoas que hoje exercem o papel de influenciadores digitais auxiliam diretamente no desenvolvimento da economia dos municípios e do país. Na proposta, o vereador cita que os influenciadores são pessoas “capazes de criar conteúdo de forma incessante, baseado em inovação, humor, velocidade de raciocínio e poder político”.

Na medida, que ainda tramita em fase inicial no Legislativo de Viana, a criação da data virá acompanhada da elaboração de atividades no dia escolhido para divulgar os principais influenciadores do município, com intuito de valorizar e retribuir os serviços prestados ao longo do ano.

A matéria do texto ainda não foi debatida em nenhuma das comissões temáticas da Casa. Após ser analisada, a proposta será votada em plenário pelos demais vereadores. Caso seja aprovada, a medida seguirá para sanção ou veto do Executivo municipal.

Cidade em São Paulo aprovou PL similar

Um município do interior de São Paulo aprovou um Projeto de Lei similar ao proposto por Lukinhas, em Viana. O município de Votorantim, que possui pouco mais de 120 mil habitantes, aprovou o projeto de autoria do vereador Ita (Cidadania), para instituir no calendário oficial da cidade o Dia do Digital Influencer, a ser celebrado anualmente também em 30 de novembro.

A medida foi aprovada já no fim de 2023. O PL, segundo Ita, visa homenagear o influenciador digital, pessoa que, por meio de suas redes sociais, cria e compartilha conteúdos na internet, na forma de vídeos, imagens ou textos, com capacidade de inspirar e influenciar opiniões, comportamentos e manifestações, além de informar a população sobre temas que julga relevantes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA