25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Verão: cuidados para que o lazer não se torne transtorno

Capitão do corpo de Bombeiros dá dicas de cuidados durante a viagem de férias ou momento de lazer

Por Leulittanna Eller Inoch

O verão é uma das estações mais movimentadas sem transtornos o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Vinícius Marti Pedroni Borgo, fala dos cuidados para que o lazer não se transforme em transtorno.

- Continua após a publicidade -

Para quem vai pegar a estrada os cuidados começam antes mesmo de por as malas no carro, a revisão do veiculo pode evitar uma grande dor de cabeça como explica Capitão Pedroni  “Nosso litoral vem muitas pessoas de fora,  cuidado com o carro, manutenção do carro, freios, parte elétrica, tudo, isso evita acidentes e mortes também”.

A praia é a primeira coisa que vem a cabeça quando pensamos em verão, mas cachoeiras, rios, açudes e lagoas também são lugares muito procurados por turistas e famílias, por isso também é uma época em que os afogamentos aumentam consideravelmente.

“Quem for frequentar praia ou qualquer lugar de banho deve ter em mente o seguinte se não sei nada não devo entrar na agua, se entrar com colete e acompanhado de alguém. Ainda que saiba nadar a pessoa precisa prestar atenção pois a água, quanto mais acima do umbigo, mais pressão ela exerce sobre o corpo” Disse Pedroni

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) 70% dos óbitos ocorrem em rios e represas. O afogamento também é apontado como a segunda maior causa de óbitos em crianças de 1 a 4 anos,  a 3º de 5 a 14 anos e a 4º de 15 a 24 anos.

Os adolescentes tem o maior risco de morte, 46% dos óbitos ocorrem até os 29 anos e os homens morrem 6,8 vezes mais.

Cuidado especial com as crianças

As crianças são outra preocupação nesse momento, por isso a vigilância continua será sempre a melhor prevenção, principalmente na hora de entrar na água. Boias nesse caso podem ser extremamente prejudiciais, pois elas não garantem a proteção das crianças, o adequado é o uso do colete salva vidas.

Não é só em praias que o índice de acidentes com crianças aumentam, em casa também. Piscinas devem estar sempre protegidas dos acessos de crianças, até mesmo um inofensivo balde de água, ou bacia, pode ser o causador de uma fatalidade em casa, fala o Capitão do corpo de Bombeiros do ES.

Outros cuidados

Rios: A força do rio está no seu meio, não nas beiradas, e quando a pessoa tenta atravessar ela enfrenta uma correnteza que e a não percebia da margem e acaba se afogando. Não ultrapasse sua capacidade de natação.

Pular de locais: pular de pedras pode ser perigoso, por isso conheça o local antes de pular, principalmente de cachoeira, pois elas mudam suas configurações constantemente e são surpreendidas com essas mudanças e isso é comum ai a pessoa se arrisca e causa acidentes as vezes até fatais.

Cuidado com as trombas d’água:  o verão não é um período comum de chuvas, mas se tiver uma na cabeceira do rio daquela cachoeira em que estou  essa chuva pode engrossar o volume do rio e causar a tromba d’água e levar essas pessoas correnteza abaixo.

Cuidado com as selfies, as pessoas tem uma ociosidade de tirar fotos em locais de risco e essas pessoas ficam displicentes sobre onde estão pisando.

O ímpeto de tentar ajudar alguém que está em perigo pode ser muito forte, mas acredite essa não é a melhor solução para quem está se afogando. Nunca tente um salvamento corpo a corpo, isso exige treinamento de guardavida, ofereça um objeto de flutuação que podem ser  bolas de futebol, boias, isopores e garrafas pets, mas nunca vá fazer o salvamento por conta própria. A população pode acionar o 193 em caso de afogamento.

Em caso de correntes de retorno nunca nada contra elas, se entrar em uma mantenha a calma e nada para o lado para sair dela, e só então nade para a margem. É importante manter a calma em situações como essa, sua vida naquele momento depende disso.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA