23.3 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Vanessa da Mata fará show gratuito em Vitória, no Festival da Baleia

7ª edição do evento celebra uma década do projeto Amigos da Jubarte neste sábado (13) e domingo (14), na Praia da Guarderia, Enseada do Suá

Por Mariah Friedrich

Marcando o início da temporada de avistamento de baleias-jubarte no Estado e a entrada oficial do evento no Calendário da Prefeitura de Vitória, o Festival da Baleia levará uma série de atividades culturais e educativas para a Praia da Guarderia neste sábado (13) e domingo (14). O destaque da programação será o show da cantora Vanessa da Mata às 20h30, no encerramento da edição.

- Continua após a publicidade -

Além do show nacional, a 7ª edição do evento ecológico-cultural será marcada por apresentações de artistas regionais, diversas atividades voltadas para a preservação da baleia-jubarte e do ecossistema marinho, como educação ambiental, ecosport, atrações circenses e diversão para todas as idades.

Segundo Sandro Firmino, Coordenador do Festival da Baleia, a expectativa é atrair um público de 5 a 6 mil pessoas ao longo de dois dias de programação. O evento é uma realização do Instituto O Canal e do projeto Amigos da Jubarte, que celebra uma década de compromisso com a conservação marinha, com apoio da Prefeitura de Vitória. 

“O Festival da Baleia neste ano terá um porte maior e vai alcançar mais frentes, como as feiras sustentáveis de gastronomia e artesanato e a de adoção de animais. A expectativa é a melhor possível, por ser um evento completo, que une música, arte, gastronomia, educação ambiental e geração de emprego e renda através da feira sustentável”, compartilha coordenador do festival e diretor do Instituto O Canal.

A proposta do Festival da Baleia é servir como ferramenta de sensibilização para chamar a atenção da sociedade para a Conservação da Baleias e Golfinhos e de todo o ambiente marinho. “Através das palestras e das atividades o evento chama a atenção para a mudança de hábitos cotidianos para um ambiente cada vez mais sustentável onde vivemos”, afirma Sandro Firmino.

Confira a programação completa a seguir:

Festival da Baleia 2024

Sábado (13)
8h: Abertura da exposição fotográfica “Amigos da Jubarte”
8h: Remada Ecológica – Caiaque Almar
8h: Remada Ecológica – Trindade Canoa Havaiana
14h: Abertura Feira Sustentável de Artesanato
18h: Cine Ambiental

Domingo (14)
8h: Limpeza de Praia
11h: Separação, coelta seletiva e destinação 
14h: Feira Sustentável de Artesanato
14h: Feira de adoção de Pets
15h: Recreação infantil e oficina de plaquinhas ecológicas
16h: Teatro circense com Ratimbum Produções
17h: DJ Sammuca 05
18h: Banda de Congo Amores da Lua
19h: Samba Ju
20h30: Vanessa da Mata

Observação das baleias

Os interessados em observar as baleias jubartes que visitam a costa capixaba nesta época do ano deve fazer inscrição no formulário disponível no site queroverbaleia.com, que reúne informações sobre o passeio, e aguardar reposta da agência Aves, grupo capacitado para realização da atividade em Vitória. O período de avistamento se estende até outubro.

Vanessa da Mata fará show gratuito em Vitória, no Festival da Baleia
Temporada de observação das baleias jubarte acontece entre julho e utubro em 2024 – Foto: Divulgação/ Instituto O Canal

Serviço

Festival da Baleia
Sábado (13) e domingo (14), a partir de 8h
Praia da Guarderia – Av. Américo Buaiz, 165-291, Enseada do Suá, Vitória
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -