21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Uma lavanderia preocupada com o meio ambiente

Uma lavanderia preocupada com o meio ambienteDo desejo de montar uma empresa e ter um negócio em família, nasceu em Rondonópolis (MT) a Prillav, um exemplo de sustentabilidade no setor de lavanderias. O modelo adotado pelo engenheiro aposentado Paulo Gomes é apresentado na série Super Ideias, produzida pelo Canal Futura em parceria com o Sebrae, composta por dez interprogramas, transmitidos nos intervalos da programação da emissora.

Segundo Paulo Gomes, proprietário e idealizador da Prillav, na época, novembro de 2002, só existiam lavanderias informais em Rondonópolis. “Nosso primeiro grande diferencial foi trazer para nossa cidade o que existia de mais moderno no segmento. Depois, implantamos medidas para reduzir o consumo de água, energia e produtos químicos”, revela.

- Continua após a publicidade -

Gomes explica que na etapa inicial foram tomadas medidas mais simples, como o uso de plástico ecológico na embalagem das roupas lavadas, implantação de varais para secagem de roupas com prazo de entrega superior a 24 horas, e reutilização de sacolas plásticas entregues na seção de consertos rápidos.

Posteriormente, vieram mudanças mais complexas, com a importação de equipamentos da Suécia e da Espanha. Os secadores elétricos foram trocados por aparelhos a gás natural. O controle do consumo de água foi automatizado e os produtos químicos usados na lavagem foram substituídos por similares sem componentes tóxicos. A empresa ainda adaptou os equipamentos de passar roupas, o que possibilitou a redução do número de caldeiras.

“Em função da economia de água, energia e produtos químicos, estamos preservando os recursos naturais e economizando dinheiro. Essa economia eu repasso aos meus clientes, o que me torna mais competitivo no mercado”, explica Gomes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA