spot_img

Último eclipse lunar do ano acontece em novembro; veja quando e como observar

Pelas redes sociais, a Nasa passa orientações sobre os horários em que o eclipse solar poderá ser melhor observado de cada localidade

O último eclipse lunar deste ano vai ocorrer na próxima terça-feira, 8. Segundo informações da Nasa, agência espacial norte-americana, o fenômeno astronômico em que a Lua entra na sombra da Terra ficará visível na América do Norte, na América Central, no Equador e em partes da Ásia e da Oceania. No Brasil, somente os moradores do Acre poderão ver o fenômeno parcialmente. Moradores de outros Estados brasileiros poderão acompanhar o eclipse lunar pela internet, embora seja possível que a lua fique mais escura em algumas regiões.

O instituto astronômico Lowell Observatory, no Arizona, nos Estados Unidos, fará a transmissão ao vivo do fenômeno pelo canal no YouTube, a partir das 6 horas (horário de Brasília). A previsão é de que o eclipse lunar seja total às 6h17. Para acompanhar, basta realizar o cadastro.

O portal Time and Date projeta que o fenômeno no Acre, próximo da divisa com o Peru, terá proximidade máxima estimada para as 4h57 (horário de Brasília).

- Continua após a publicidade -

Por meio do site será possível acompanhar a transmissão em tempo real a partir das 6 horas (horário de Brasília), realizada com um observatório móvel em Roswell, no Novo México.

Também é possível acompanhar o fenômeno pela transmissão do Observatório Griffith, na Califórnia, prevista para iniciar às 5 horas (horário de Brasília).

Pelas redes sociais, a Nasa também passa orientações sobre os horários em que o eclipse solar poderá ser melhor observado de cada localidade.

Diferentemente do eclipse solar, o observador não precisa usar óculos de sol. Um binóculos, no entanto, pode ajudar a ter melhor visibilidade. O primeiro eclipse lunar deste ano aconteceu em maio, com programação inclusive no Parque do Ibirapuera da noite do dia 15 para o dia 16.

- Continua após a publicidade -

Com informações Agência Estado

Leia Mais

Itarana integra programa de cidades inteligentes
Copa do Mundo 2022: Costa Rica vence Nova...
Lula chega à Indonésia para giro asiático e...
Março chega com “Lua de Sangue”; entenda o...
Atlético-MG arranca empate com Del Valle pela Sul-Americana
Artemis II cruza lado oculto da Lua e...
Nasa divulga foto inédita da Lua
Superlua poderá ser vista no Brasil nesta semana
Ifes Serra cria documentário em VR dos Reis...
Vulcão de Fogo continua com explosões na Guatemala

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -