21 C
Vitória
quinta-feira, 25 DE julho DE 2024

UE buscará resposta ‘firme, mas proporcional’ a lei para reduzir inflação dos EUA

Vestager disse que mais gastos relacionados ao clima é algo positivo, para o meio ambiente e as empresas da UE

Comissária da União Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager diz que a resposta do bloco à Lei de Redução da Inflação dos Estados Unidos deve ser firme, mas proporcional.

Durante discurso em conferência sobre tecnologias limpas em Bruxelas, ela disse que o bloco prepara medidas de retaliação, incluindo um congelamento temporário de regras de subsídio do governo e a criação de um novo fundo para ajudar a financiar incentivos verdes nos países menos ricos.

- Continua após a publicidade -

Líderes empresariais advertem que a legislação americana, de US$ 369 bilhões em incentivos e financiamento para energia limpa, poderia levá-los a investir mais nos EUA, potencialmente às custas da Europa. O plano dos EUA é impulsionar a concorrência global por investimento em tecnologias limpas e levar a UE e outros governos a repensar suas abordagens aos subsídios.

Vestager disse que mais gastos relacionados ao clima é algo positivo, para o meio ambiente e as empresas da UE. Mas também afirmou que a lei americana contém o que ela qualificou como provisões “questionáveis”, que geram o risco de diluir o senso de propósito compartilhado na luta contra as mudanças climáticas A resposta da UE “será firme, mas claro que seguirá proporcional”.

A autoridade acrescentou que o bloco não usará licitações para favorecer empresas europeias e defendeu que a UE e os EUA continuem a trabalhar juntos pela energia limpa e a neutralidade climática. A Comissão Europeia deseja acelerar e simplificar temporariamente as capacidades dos governos para prover subsídios, em resposta à legislação americana.

O braço executivo da UE também deseja estabelecer um chamado Fundo de Soberania, que destinaria dinheiro comum para garantir que todos os membros do bloco tenham os meios de fornecer subsídios a tecnologias limpas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA