29.9 C
Vitória
sábado, 14 DE dezembro DE 2024

Turismo do Sono pode se tornar tendência no ES

Presidente da Abih-ES aponta que procura por experiências focadas no sono revigorante tem se destacado entre viajantes

Por Mariah Friedrich

Focado em experiências de sono reparador para saúde física e mental, o Turismo do Sono tem sido uma tendência entre os viajantes brasileiros. A rede hoteleira capixaba tem notado essa oportunidade de mercado e procurado se adequar ao conceito para oferecer um ambiente propício para uma noite de descanso, aponta Fernando Otávio Campos da Silva, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotel (Abih) no Estado. 

Segundo Fernando Otávio, o turismo do sono faz parte da tendência do turismo saudável, voltado a aliviar os males causados pelo estresse do dia-a-dia. “Existe essa procura e um olhar sobre isso na hotelaria porque há uma busca constante pelo turismo saudável, voltado a recuperar o bem estar físico e mental. Mas não existem ainda investimentos expressivos na hotelaria capixaba focados especificamente nesse segmento”, observa.

Investimentos em luz, colchões e travesseiros, isolamento acústico e políticas de convivência para garantir uma ambiente sereno são alguns exemplos de soluções adotadas pelos hotéis do Espírito Santo para proporcionar um sono melhor para os turistas, mas o representante da associação dos hotéis destaca que proporcionar o ambiente adequado para uma noite de sono reparadora vai além de oferecer uma cama confortável.

- Publicidade -
Turismo do Sono pode se tornar tendência no ES
Presidente da Abih-ES, Fernando Otávio comenta procura por Turismo do Sono – Foto: acervo pessoal

“O sono bom acontece quando o dia do hóspede foi conduzido de tal forma a ter menos estresse, mais alegria, em um ambiente saudável para que isso aconteça”, considera o presidente da Abih-ES. 

Alinhado à tendência do turismo de descanso, o hotel Natureza Eco Lodge foi planejado para oferecer uma experiência relaxante para os hóspedes. Segundo o gerente Ramadan Bullus, os chalés são estruturados para promover uma sensação de serenidade. 

“Exploramos também a vista, utilizamos luzes indiretas, colchões de uma linha que preza pelo conforto e bem-estar, a decoração é em tons sóbrios e madeira, que trazem aconchego, então os quartos são projetados para proporcionar esse conforto”, detalha o gerente do Natureza Eco Lodge. 

Além das instalações, o hotel localizado em Vargem Alta, a sete quilômetros da Rota do Lagarto, em Pedra Azul, também oferece atividades e experiências relaxantes, especialmente a partir do contato com a natureza. 

Turismo do Sono pode se tornar tendência no ES
Contato com a natureza é um dos recursos oferecidos pelo Natureza Eco Lodge aos hospedes que procuram experiências de hospedagem revigorantes – Foto: divulgação

“Uma delas é o banho de floresta, que é uma técnica japonesa aplicada na mata atlântica, onde a pessoa consegue se conectar, respirar o ar puro e se revigorar através da natureza”, descreve Ramadan Bullus.

O gerente do espaço também destacou outros atrativos que atendem à demanda do turismo do sono, como práticas esportivas que proporcionam endorfina, além da gastronomia que preza por ingredientes naturais e minimamente processados. 

Segundo o presidente da Abih-ES, investir nesse conceito beneficia a sustentabilidade econômica dos empreendimentos, por diminuir a sazonalidade da procura pelos serviços de hospedagem. 

“É mais rentável, porque quem busca qualidade do sono pode preferir temporadas com menos movimento, então isso acaba ajudando, considerando que o maior problema do turismo é receber muita gente em uma época e montar uma estrutura muito grande e cara e no resto do ano não ter uma taxa de ocupação que dê o faturamento necessário”, explica Fernando Otávio Campos da Silva.

O gerente do Natureza Eco Lodge destacou que o local também tem apresentado resultados positivos de faturamento ao adotar estratégias que atraem turistas em diferentes épocas do ano. 

“Na diária todas essas experiências que acreditamos serem diferenciais, banho de floresta, aula de golf, atividades de esporte, recreação infantil, são incluídas para maximizar os resultados. De domingo a quinta, apostamos em uma diária mais atrativa em custo-benefício e de sexta a domingo focamos em promover um pacote mais completo”, descreve Ramadan Bullus, gerente do Natureza Eco Lodge.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA