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quinta-feira, 4 DE julho DE 2024

Turismo de negócios: tímido, mas também promissor

Especialistas veem desafios para impulsionar este segmento do turismo no ES, mas onde há desafios há também oportunidades

Por Kebim Tamanini

O turismo de negócios é um setor importante para a economia de qualquer estado. Com um calendário anual repleto, que se divide em aproximadamente 600 mil eventos, gera empregos e impulsiona diversas atividades econômicas em todo o país.

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No entanto, apesar de o Espírito Santo abrigar grandes empresas mundiais, como Vale, ArcelorMittal, Fibria, Samarco e Chocolates Garoto, entre outras, uma bem constituída rede hoteleira, e ocupar uma localização geográfica privilegiada, quase central entre as regiões brasileiras, ainda registra certa timidez na realização de feiras, exposições, congressos e eventos correlatos.

“O Espírito Santo possui um dos melhores aeroportos do país, oferecendo uma infraestrutura de destaque. No entanto, é notável a escassez de eventos de alcance nacional em nossa região. Apesar de possuir uma ampla gama de atividades econômicas de renome, a oferta de eventos como feiras, congressos e exposições, ainda é limitada e rara”, afirma Nerleo Caus, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo (ABIH-ES).

Enumerando os poucos e principais eventos de grande porte já consolidados no Espírito Santo, destacam-se a Vitória Stone Fair (que irá para São Paulo em 2025), Acaps Trade Show, Expovinhos Vitória, Festival de Vitória, MecShow, Cachoeiro Stone Fair, Expotur e Sabores como os eventos de referência no estado.

Para o secretário-executivo do CET-ES, José Antônio Bof Buffon, há outros eventos que também podem ampliar a oferta no setor de turismo de negócios. “A RuralturES é relevante em nível nacional e terá um crescimento muito forte nos próximos anos. É um produto genuinamente capixaba, que traduz fielmente o que somos e será um grande atrativo para empreendedores de outros estados futuramente”, destaca.

Embora a pandemia tenha atrapalhado o desenvolvimento do setor de eventos e, consequentemente, do segmento voltado para negócios, Buffon afirma que o Espírito Santo, apesar do crescimento lento e consistente, se recuperou rapidamente em comparação com outros estados, que ainda enfrentam desafios.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), essa vertente do turismo exerce um papel importante na dinamização da economia local, através dos gastos dos visitantes com hospedagem, alimentação, transporte e atividades de lazer. A atividade não apenas estimula os negócios locais, mas também contribui significativamente para a criação de empregos e aumento da renda para os capixabas.

O que está sendo realizado no Espírito Santo?

Turismo de negócios: tímido, mas também promissor
O Pavilhão de Carapina, na Serra, receberá a nova edição da Feira dos Municípios. Foto: Arquivo Setur/Divulgação

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Espírito Santo possui uma estrutura capaz de receber eventos de grande envergadura, com um centro de eventos consolidado (Pavilhão de Carapina), uma rede hoteleira robusta, e um aeroporto renovado (Terminal Aéreo de Vitória) que registrou a chegada de 1,5 milhão de passageiros somente no primeiro semestre de 2023, demonstrando um potencial significativo para o turismo de negócios.

Vale lembrar que a recente entrada em operação do aeroporto regional de Linhares também fortalece a capacidade do estado em atender não apenas à demanda na Região Metropolitana, mas também a expandir o alcance de eventos para outras regiões.
A Setur afirma que executa investimentos em editais que representam um esforço para fomentar e incentivar a realização de eventos de relevância, fortalecendo a agenda turística em todas as regiões do estado.

“A pasta tem realizado pesquisas de perfil do turista em quatro temporadas do ano, fornecendo dados para compreender as necessidades e preferências dos visitantes, possibilitando um direcionamento mais eficaz para aprimorar e adaptar os serviços oferecidos”, pontua o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.

Os esforços visam a transformar a realidade capixaba da posição de coadjuvante para a de um dos atores principais no cenário nacional do turismo de negócios, com foco no crescimento econômico, no desenvolvimento da infraestrutura, na geração de receita, no aumento de empregos, na promoção da imagem do estado e no estímulo ao setor de serviços.

1° Escritório de Turismo de Negócios é inaugurado no ES

Turismo de negócios: tímido, mas também promissor
O Escritório de Turismo de Negócios busca elevar o padrão do setor na Região das Montanhas, criando oportunidades para networking e colaboração entre os empreendedores Fonte: Sebrae/ES

A região das Montanhas Capixabas está dando passos significativos para fortalecer o turismo de negócios. Empreendedores locais ganharam um novo espaço com a inauguração do Escritório de Turismo de Negócios pela Casa do Turista, em Pedra Azul, Domingos Martins.

O Sebrae/ES lidera a iniciativa, que oferece uma gama de serviços para os empresários do setor, incluindo cursos e capacitações especializadas, além de consultorias customizadas adaptadas às necessidades específicas de cada cliente.

“Essa é uma iniciativa inédita no Espírito Santo, e pode ser o primeiro passo para que outras regiões turísticas do estado também ganhem um espaço como esse, que auxlia empresas que querem nascer ou crescer nesse segmento”, conta a gerente regional do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu.

*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 218, de dezembro de 2023

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