Voos internacionais diretos para Vitória devem ampliar a competitividade e aquecer a atividade turística local
Por Kikina Sessa
A possibilidade de internacionalização do Aeroporto de Vitória foi tema de um encontro na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) entre o presidente da Câmara Empresarial de Turismo (CET-ES), Raimundo Nonato, e o secretário executivo, José Bof Buffon, com executivos da Zurich Airport, concessionária que opera o terminal.
Representando a Zurich, o coordenador Anderson Ribeiro e a analista de negócios aéreos Marcella Costa destacaram a receptividade da companhia nas ações voltadas ao fortalecimento do turismo e negócios no Espírito Santo.
Segundo a concessionária, a decisão por iniciar uma nova rota é da companhia aérea, que leva em conta uma série de aspectos, entre eles a demanda existente. “O aeroporto possui a infraestrutura necessária e cumpre os requisitos regulatórios para uma operação internacional. Destacamos ainda que trabalhamos para estimular o mercado doméstico, o que contribui para fomentar a demanda internacional”, informou a Zurich.
Recentemente foram lançadas duas novas rotas domésticas saindo da capital capixaba: Vitória/Navegantes (SC), operando a partir de dezembro de 2024, com a Azul, e Vitória/Fortaleza, operando a partir de janeiro de 2025, com a Latam.
Para o trade turístico capixaba, os voos internacionais diretos para Vitória devem ampliar a competitividade e aquecer a atividade turística local, assim como a geração de renda.
Também participaram da reunião o superintendente da Fecomércio-ES, Wagner Corrêa; o presidente do Visite ES, Gustavo André; e José Sales Filho, ex-secretário de Estado do Turismo.
Foi uma reunião interna para avaliar custos, benefícios e tudo o mais que seria necessário sobre a possibilidade de voos internacionais no Espírito Santo. Ainda serão feitas muitas análises e conversas sobre o tema, informou a Fecomércio-ES.