20.6 C
Vitória
sábado, 19 junho, 2021

Trabalhadores da educação de 50 a 59 anos serão vacinados na próxima semana

O governador Renato Casagrande anunciou, em coletiva realizada nesta manhã (15), que a vacinação dos professores de 50 a 59 anos contra a covid-19 começa na semana que vem no Estado. Serão mais de 7.600 profissionais imunizados com as doses da reserva técnica de 5% das vacinas que chegam ao Estado.

Durante a coletiva, professores representando as redes estadual, municipal, particular, federal e superior receberam a primeira dose da vacina.

“Estamos num dia muito especial. Temos poucas vacinas, aquém da quantidade que precisamos, mas é sempre muito bom darmos início a vacinação de profissionais de educação, assim como começamos com os profissionais da segurança pública”, disse o governador.

Vacinação não será por agendamento

Segundo o secretário de Estado de Educação, Vitor de Ângelo, a vacinação não será feita por agendamento prévio, mas sim por meio de uma lista de profissionais, dividida por faixa etária, elaborada pelo comitê institucional criado pela Sedu e encaminhada à Secretaria de Saúde. Depois, a Sesa vai enviar a lista para cada município com data, horário e local onde os profissionais serão imunizados.

O comitê é formado pela Secretaria de Educação (Sedu), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Sindicado das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES), pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES) e pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), para elaborar uma lista de profissionais desta faixa etária e encaminhar para a Secretaria de Saúde.

Primeira professora imunizada no ES

A professora de Língua Portuguesa da rede estadual Débora Cristina Moraes, de 50 anos, foi a primeira a receber a dose contra a covid-19 no evento.

“É uma mistura de sentimentos. Emoção e gratidão por representar os professores do Estado, e tristeza por todos as pessoas que nós perdemos. Porém, tenho a esperança de dias melhores, com a vacina chegando para todos os segmentos da sociedade”, destacou Débora.

Foto: Reprodução Facebook

Os professores Sandra Aparecida (rede municipal de Viana), Alessandra Altoé (rede particular de Vitória), Guilherme Augusto de Moraes (Ifes de Vitória), Rosângela de Nazaré (ensino superior particular) e Sônia Lopes Victor (Ufes), também receberam a primeira dose da vacina nesta quinta.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade