28.2 C
Vitória
segunda-feira, 13 julho, 2020

TJES moderniza segurança com câmeras de última geração

Leia Também

Saque emergencial FGTS liberado para os nascidos em março. Como sacar?

O valor do saque é de até R$ 1.045, considerando a soma de todas as contas do FGTS do trabalhador. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões. 

Dia Mundial do Rock: paixão pela música e envolvimento com o ritmo

Acordes amplificados pelo som de uma guitarra, embalados pelo som de uma bateria causam um certo 'arrepio' aos amantes de um dos ritmos mais conhecidos no mundo: o Rock.

Resultado do Sisu sairá amanhã, diz MEC

Mais de 800 mil candidatos disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais! Em todo país, mais de 814 mil estudantes estão na expectativa pelo resultado da...

Com resultado apertado, presidente populista é reeleito na Polônia

Do lado adversário, o prefeito Rafal Trzaskowski, da Plataforma Cívica, que governou o país de 2007 a 2015, tentou oferecer uma alternativa progressista nas...

Monitoramento com imagens digitais atende a determinações do CNJ

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) está modernizando o sistema de videomonitoramento responsável por colaborar com a segurança de magistrados e demais servidores. A iniciativa já viabilizou a instalação de mais de 300 câmeras digitais com resolução Full HD da fabricante sueca Axis Communications, que apresentam características de segurança avançada para criar ambientes favoráveis ao cumprimento da Justiça.

Segundo o TJES, o investimento em inteligência operacional faz parte de um conjunto de medidas para dar mais proteção às unidades do Poder Judiciário. Na Grande Vitória, 50 policiais militares da reserva se somarão a vigilantes armados, que atuam 24 horas por dia.

Essas medidas, de acordo com o Assessor de Segurança Institucional do TJES, Anderson Perciano Faneli, atendem às determinações do provimento 176 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As mudanças alçaram o TJES da 18º para a 10º posição no ranking de atendimento às exigências do comitê de segurança do Conselho. A posição que subir com a expansão do programa até o final de 2017.

“Diversos tribunais de Justiça no Brasil estão buscando modernizar seus sistemas de videomonitoramento para a proteção de magistrados e outros servidores, que em alguns casos enfrentam situação de risco. Criar ambientes mais seguros em comarcas e tribunais, com câmeras de alta qualidade e confiáveis, favorece a Justiça como um todo”, explica Jefferson Timo, gerente de vendas da Axis.

A segurança dos tribunais e imediações é primordial para o bom funcionamento do poder judiciário. Em 2016, o CNJ publicou o Diagnóstico da Segurança Institucional do Poder Judiciário, mostrando que um em cada 134 magistrados ativos no Brasil estão em situação de risco.

Detalhes para identificar suspeitos

Numa investigação, a qualidade das imagens é fundamental para determinar responsabilidades e esclarecer a sequência de eventos. Um dos modelos de câmeras adotados pelo TJES, a AXIS M1125, possui uma tecnologia de Captura Forense que faz uma compensação automática das imagens para ajudar na elucidação dos fatos. Isso permite identificar detalhes na imagem mesmo em cenas com alto contraste de luz, como zonas muito claras ou muito escuras.

Também foram adotadas as câmeras mini dome à prova de vandalismo AXIS M3006-V, que oferecem imagens multi-megapixel e resistem a golpes fortes. As câmeras também possuem inteligência para identificar automaticamente o bloqueio da lente com objetos ou uso de spray.

Outra tecnologia da Axis, chamada Zipstream, analisa e otimiza fluxos de vídeo da câmera de rede em tempo real. As cenas com detalhes interessantes são registradas com total qualidade de imagem e resolução, enquanto outras áreas são filtradas para aproveitar melhor o uso da largura de banda e armazenamento em, aproximadamente, 50%.

Detalhes forenses importantes, como rostos, tatuagens ou placas de veículos, são isolados e preservados, enquanto que áreas irrelevantes como paredes brancas, gramados e vegetações são anulados para obter mais espaço de storage, o que reflete em ganhos efetivos.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Desafios do mercado audiovisual será tema de live

No bate-papo virtual também vão estar em pauta os desafios do mercado audiovisual e a experiência de Abel Santana no mundo das artes.

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade