- Continua após a publicidade -

Tarifaço coloca governo do ES em posição cautelosa

Situação exige articulação entre o governo do ES e o federal, segundo o governador Casagrande, que afirma que o equilíbrio deve prevalecer 

Por Amanda Amaral

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil pode impactar até mesmo o Governo do Espírito Santo. O anúncio do presidente norte-americano foi feito na quarta-feira (09), estipulando o dia 1º de agosto como data para a medida entrar em vigor.

O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), em coletiva de imprensa no início da tarde desta quinta-feira (10), destacou que, o aumento das tarifas para as importações por parte dos EUA, coloca o executivo estadual em posição cautelosa.

- Continua após a publicidade -

“Então, isso também pode afetar o funcionamento do governo do Estado. O governo do Estado também se coloca numa posição cautelosa, neste momento, para que a gente possa ir observando e fazendo os nossos contatos, nossas conversas com os membros do governo federal, porque a relação institucional e diplomática é feita pelo poder central”, explicou.

Neste contexto, cabe ressaltar que o Espírito Santo é o único estado do eixo Sul-Sudeste governado pela centro-esquerda. Utilizando a rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a soberania do país afirmando que “não aceitará ser tutelado por ninguém”. Além disso, disse que o tarifaço será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada recentemente.

Conteúdo em Alta

Vitória anuncia novos gestores municipais
CNBB apoia Papa Leão XIV após críticas de...
Pimenta-do-reino chega a 17,5% das exportações do agro...
Ferraço anuncia novos nomes para Ciência e Esportes
Obras municipais; repasse soma R$ 1,12 bi em...
Trade turístico do ES se une em evento...
Agro fez a economia do ES crescer quase...
Marcha dos Municípios mobiliza mais de 10 mil...
Rei Charles confirma ida aos EUA após críticas...
Gastronomia capixaba ganha destaque em Brasília

O Projeto da Reciprocidade, além de controle ambiental, trata da criação de barreiras econômicas para outros países ou blocos que afetem a competitividade brasileira no exterior. “Então, o que nos cabe agora é observar, dar ideias, sugerir, interferir, falar com a opinião pública, para que a gente possa ter do governo do presidente, do governo federal, uma posição cautelosa e equilibrada na área econômica”, ressaltou o governador Renato Casagrande.

Na última pesquisa do Connect Fecomércio-ES, a China e os Estados Unidos continuam sendo os principais parceiros comerciais do Espírito Santo. Renato Casagrande também destacou o relacionamento comercial do Espírito Santo com os Estados Unidos citando setores como o de pedras ornamentais, de café, de aço, de petróleo, entre outros. “Isso também afeta o ânimo dos empreendedores capixabas que, modestamente, estão vivendo um momento muito bom no estado do Espírito Santo. Mas isso tudo deixa o empreendedor e o cidadão, às vezes, com o pé no freio”, comentou.

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Projeto de Lei prevê abatedouro para descarte de...
Israel anuncia ataques em Teerã apesar de diálogo
Aquaviário chega à Rodoviária de Vitória; veja como...
Ferraço prioriza perfil técnico em mudança na Educação
Vila Velha se transforma com municipalismo do Governo...
Transmissão da faixa sela continuidade no Palácio Anchieta
Governo prepara socorro a exportadores afetados por tarifaço
Sommerfest ganha reconhecimento cultural no ES
Chefe antiterrorista dos EUA deixa cargo após guerra...
Feira dos Municípios reúne 78 cidades do ES;...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -