22.8 C
Vitória
terça-feira, 19 outubro, 2021

Startup apoiada pelo Sebrae/ES vai validar produto em Portugal

A Sempre Designer terá três meses de imersão no programa Starting PT, da Fábrica de Startups de Portugal

A startup capixaba Sempre Designer, idealizada em 2004 pelo Giovanni Mesquita, vai dar um novo passo rumo à internacionalização. Com viagem marcada para este mês de setembro, o fundador Giovanni e a CEO da empresa, Rafaela Marques, vão conhecer Portugal.

A viagem não será a passeio, tem um objetivo claro: validar o produto e abrir portas para o mercado internacional. O convite para participar do programa Starting PT é fruto de um relacionamento que está sendo desenvolvido há aproximadamente um ano, quando apresentaram dois pitchs para a Fábrica de Startups de Portugal, entre eles, o Ciclo de UX, que despertou interesse.

“Desde então, estamos mantendo contato sempre informando como estava andando o projeto, até que foi aberto esse programa e fomos convidados para participar. Recebemos uma carta convite que nos respalda a viajar para Portugal. São dez semanas de programa pra gente validar o produto e saber se o Ciclo de UX vai realmente ser interessante para o mercado português, se vamos conseguir vender a metodologia e se ela será aceita no mercado”, explica Rafaela.

No Brasil, todo o processo já foi validado pela Tec Vitória – incubadora de empresas de base tecnológica – e apoiado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).

O caminho entre a construção do produto e a validação foi extenso, até perceberem que o foco da Sempre Designer era a experiência do cliente. “Enquanto incubados da Tec Vitória, começamos a prestar serviços para as empresas que eram parceiras. Aos poucos, entendemos que nosso processo de trabalho poderia ser mais bem organizado. Com o propósito de cocriar a inovação com todo o potencial do designer, estruturamos uma esteira de produção de designer, que chamamos de Ciclo de UX, para desenvolver produtos e serviços inovadores”, destaca Giovanni.

Apoio do Sebrae/ES

Desde o início dessa jornada, o Sebrae/ES esteve presente na história da startup, foi inclusive, a partir de um curso da instituição que a semente da internacionalização foi plantada na Sempre Designer e hoje, começa a dar frutos.

“Sempre recebemos consultorias e mentorias do Sebrae/ES, e fizemos o curso de internacionalização de startups. Foi isso que abriu bastante a nossa cabeça sobre o assunto”, revela Rafaela. Hoje, além de ainda receberem mentorias, a startup é também parceira do Sebrae e contribui como instrutora no módulo de formação de produto, que tem relação com o Ciclo de UX, da Trilha SebraeUp Start.

“É gratificante ver uma startup nascida no Espírito Santo caminhar rumo à internacionalização. Isso mostra o quando o nosso ecossistema de inovação é forte, além de ser um incentivo para que outras startups capixabas também trabalhem com esse propósito de buscar sempre novos mercados”, ressalta o analista do Sebrae/ES, Samuel Graciolli.

Filial em Portugal

A Sempre Designer está buscando, em Portugal, o desenvolvimento do SAAS, que é o software como serviço, este é ter o produto que precisa ser validado durante o programa Starting PT. A expectativa é chegar ao último mês de estadia com o produto validado e o caminho aberto para abrir uma filial em Portugal.

“Se isso acontecer, nós vamos receber uma consultoria para montar a filial em Portugal e vamos nos mudar para lá. Nós almejamos fornecer para empresas de toda a Europa, expandir o negócio”, ressalta a CEO.

Com informações de Agência Estado

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade