25.9 C
Vitória
sábado, 15 DE março DE 2025

SP registra sete casos e três mortes por febre amarela

As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e consideram registros até a sexta-feira, 24

Os prováveis locais de infecção são Socorro (quatro casos), Tuiuti (um caso) e Joanópolis (um caso). O local provável de infecção do outro caso ainda está em investigação.

Como ocorre a transmissão?

Há dois diferentes ciclos de transmissão da febre amarela, o silvestre e o urbano. No ciclo silvestre, os macacos são os principais hospedeiros e os vetores são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao frequentar áreas de mata.

Já no ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de mosquitos Aedes aegypti infectados.

A febre amarela pode ser transmitida por macacos?

Não. Apesar de os macacos serem hospedeiros da doença no seu ciclo silvestre, ela é transmitida apenas por mosquitos infectados.

Qual a melhor forma de se proteger?

A principal medida de proteção contra a febre amarela é a vacinação. Atualmente, o calendário vacinal prevê uma dose do imunizante aos 9 meses de idade e outra aos 4 anos. Em pessoas com mais de 5 anos não vacinadas previamente, utiliza-se o esquema de dose única. O imunizante é oferecido gratuitamente em postos de saúde de todo o País.

Quais os sintomas da febre amarela?

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas iniciais da doença são: febre de início súbito, calafrios, dores na cabeça, nas costas e no corpo em geral, além de enjoo, vômito e fraqueza

Via de regra, as pessoas melhoram após esses sintomas, mas 15% ficam cerca de um dia sem sintomas e, depois, evoluem para quadros mais graves. Por isso, é importante ter um acompanhamento médico. (Agência Estado)

LEIA MAIS
As pessoas devem estar atentas se possuem tosse persistente. Foto: Agecom Bahia Tuberculose: aplicativo pode ajudar o SUS na prevenção da doença - O aplicativo é voltado para profissionais de saúde, mas pneumologista alerta sobre tosse persistente e prevenção com a vacinação
A vacina contra gripe virou rotina para três grupos. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil Gripe: vacina deve chegar para novos grupos da rotina ainda em março - A expectativa da Sesa é que a vacina chegue e a estratégia comece nas unidades de saúde do Estado ainda na segunda quinzena deste mês

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA